Bola da vez: Energias renováveis devem GERAR 440 mil empregos NESTE país até 2035

As energias renováveis estão em crescimento em todo o mundo. Diante disso, o setor, que já gera empregos, tende a criar ainda mais oportunidades no decorrer dos anos. Diversos países estão investindo em fontes de energia limpas.

Bola da vez: Energias renováveis devem GERAR 440 mil empregos NESTE país até 2035
Bola da vez: Energias renováveis devem GERAR 440 mil empregos NESTE país até 2035 (Imagem: FDR)

O sistema elétrico de clima neutro usado na Alemanha traz crescimento e criação de empregos. O clima do país, no qual venta muito no inverno e faz muito calor na primavera, contribui para o avanço das energias renováveis.

No primeiro semestre deste ano, essas fontes cobriram 49% do consumo de eletricidade. Os dados são com base nos cálculos da Federação Industrial BDEW e do Instituto de Pesquisa ZSW de Stuttgart.

A principal fonte de eletricidade na Alemanha são as turbinas eólicas terrestres. Sol, vento e outras fontes renováveis geraram 139 bilhões de kilowatts/hora no último ano. Já o consumo no país passou a ser de 281 bilhões. As fontes convencionais de energia chegaram a 159 bilhões de kilowatts/hora.

Investimento e criação de empregos

O governo alemão pretende expandir a quota de energias renováveis nos próximos anos. Até 2030, a energia verde deve ter um percentual de 80%. Para isso, estudo da Allianz Trade indica que o país investirá 28 bilhões de euros por ano até 2035.

Essa quantia será aplicada diretamente no sistema elétrico de clima neutro e indiretamente nas cadeias de suprimentos upstream. Assim, induzirá um valor agregado adicional de 40 bilhões de euros por ano.

A expansão renovável empregará, em média, 440 mil trabalhadores até 2035. Porém, mesmo que aparentemente seja algo positivo, especialistas afirmam que isso pode ser um problema para o país.

Caso a economia continue fraca, o investimento nas energias renováveis será um estímulo econômico. Porém, se a economia voltar a crescer ou as cadeias de suprimentos globais não acompanharem a expansão, isso fará com que os recursos escassos tenham aumento nos preços.

Assim, provocará inflação e prejudicará o setor. Além disso, afetará o pagamento dos salários dos ramos envolvidos. Mesmo assim, os especialistas afirmam que esses problemas, caso ocorram, serão suavizados ao longo dos anos.

Os 440 mil empregos que devem ser criados até 2035 foram calculados considerando apenas o impacto da expansão das energias renováveis. Sendo assim, é provável que a quantidade seja ainda maior, principalmente contando com os empregos indiretos que serão gerados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.