8 em cada 10 formados NESTA área já saem EMPREGADOS e com bom salário

A busca pelo primeiro emprego é a luta dos recém formados. Porém, há profissões em que o mercado de trabalho está aquecido oferecendo ótimas oportunidades de emprego. Veja qual profissão escolhida pelos estudantes têm mais chances de torná-los empregados com bons salários.

8 em cada 10 formados NESTA área já saem EMPREGADOS e com bom salário
8 em cada 10 formados NESTA área já saem EMPREGADOS e com bom salário (Imagem: FDR)

De acordo com uma pesquisa realizada pela Symplicity em parceria com a ABMES, 82% dos formados na área de TI estão empregados, recebendo salários de até R$ 5 mil. Os dados mostram que o mercado de tecnologia está em constante crescimento.

A pesquisa é intitulada de “Avaliação de Empregabilidade de Graduados Recentes”. A Symplicity contou com a participação de 10 instituições educacionais e teve como objetivo mapear como os egressos das universidades estão no mercado de trabalho.

A avaliação traz dados sobre qual o tipo de formação do aluno, podendo ser bacharelado, licenciatura, tecnólogo ou graduação. Além disso, detalhe a situação profissional em que está, ou seja, se é CLT, informal, presencial ou remota.

92% dos formados em TI pela UniCarioca estão empregados

Considerando apenas os ex-alunos da UniCarioca formados em TI, a porcentagem sobe para 92% de empregados. Além disso, de acordo com os dados, todos os egressos estão atuando em suas áreas de formação.

“O número expressivo de estudantes da UniCarioca que se encontram inseridos em diversas empresas e instituições, seguindo a tendência nacional, nos deixa com o forte sentimento de dever cumprido”, diz Robcleia Palhares, coordenadora do Núcleo de Carreiras da UniCarioca.

As empresas estão buscando profissionais cada vez mais qualificados. Diante disso, a pesquisa busca saber se as universidades estão conseguindo formar bons profissionais. Assim, os dados ajudam as instituições a terem esse “feedback” e ajustar as formações.

“O principal objetivo de um aluno é sair da universidade em sua área de atuação. Ele está estudando para isso, e por isso decidimos realizar esse levantamento, para saber se estamos no caminho certo com estas pessoas. Não apenas entregando um diploma”, comenta Celso Niskier, reitor da UniCarioca.

Curso de Tecnologia da Informação

O curso de TI prepara um profissional para atuar na criação de soluções em sistemas de informação de dados. A formação pode ter diversas ramificações, a depender da instituição de ensino. Assim, pode pode englobar o desenvolvimento de softwares ou, até mesmo, a proteção e gestão de dados.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.