Marketing e Metaverso: dois mundos que se encontram nos negócios

Há alguns meses, o termo “Metaverso” vem ganhando cada vez mais notoriedade. Esse barulho ao redor do conceito não é por acaso, visto que o Metaverso tem tudo para gerar algumas mudanças significativas no nosso dia a dia.

Na prática, essa tecnologia traz uma nova maneira de interagirmos com as outras pessoas, bem como com as empresas e marcas que seguimos. 

Se isso causa um impacto importante para os negócios, então é importante que os gestores fiquem atentos para entender como esse tal Metaverso funciona e como ele é capaz de influenciar o Marketing Digital.

Quer saber mais um pouco sobre Metaverso e se aprofundar nesse novo mundo que se abre para o Marketing? Então continue acompanhando as informações que preparamos neste artigo. 

Metaverso: Entenda o conceito

Uma maneira bem simples e prática de compreender o que é e como funciona o Metaverso é pensar no mundo dos games. Imagine uma versão mais realista e evoluída de jogos como “Second Life” e “The Sims”.

Esse é, basicamente, o conceito do Metaverso. Porém, caso você não tenha familiaridade com esses jogos, podemos então defini-lo como uma extensão virtual do nosso dia a dia, em outras palavras, um universo paralelo que existe apenas de forma online.

Sendo assim, para você entrar nesse universo virtual será preciso ligar os seus óculos de realidade virtual (ou quem sabe outro dispositivo) e seu avatar vai aparecer nesse outro mundo, conhecido como Metaverso. 

Uma vez imerso nele, você estará apto a consumir produtos e serviços totalmente virtuais ou que tenham entrega física. Tudo o que está presente no Metaverso pode fazer parte do mundo real. 

Um dos grandes benefícios do Metaverso é permitir a realização de atividades imersivas de forma remota. Em outras palavras, não será mais necessário se deslocar até uma loja física, por exemplo, para obter uma experiência de compras. 

Você poderá simplesmente inserir os produtos no seu carrinho de compras a partir do Metaverso e ter o pedido entregue na sua casa pela loja. Não é à toa que isso vai causar um grande impacto no Marketing Digital.  

Aplicações e vantagens do Metaverso no mundo dos negócios

O Metaverso tem tudo para trazer benefícios tanto para os gestores de empresas quanto para os seus respectivos clientes. Essa abordagem completamente imersiva tem potencial para consolidar uma comunicação direta e efetiva com diferentes tipos de consumidores.

Sendo assim, entre os principais benefícios que o Metaverso vai trazer para os negócios, podemos mencionar alguns pontos que são bem evidentes. Confira!

Integração com os canais offline

Atualmente, diante da abordagem omnichannel nas estratégias de Marketing, os canais offline não ficam mais de fora da jogada. Eles ainda possuem relevância para complementar e fortalecer determinadas estratégias.

Desse modo, com o Metaverso é possível pensar em iniciativas que visam unificar esses dois aspectos, o online e o offline.

Um exemplo disso pode ser a criação de uma presença temporária da sua marca no cenário do Metaverso, com o objetivo de promover a sua empresa em um evento.

A partir daí se torna mais fácil destacar a sua marca de forma moderna, interativa e criativa.

Melhora a experiência de compra do cliente

O Metaverso permite aprimorar a experiência de compra, tornando-a mais imersiva e interessante.

Ao aliar elementos audiovisuais com a realidade virtual e aumentada, o atendimento aos clientes e a compra de produtos e serviços ganha muito em termos de experiência e diferencial. 

Na prática, um exemplo disso pode ser a compra de um carro, onde o cliente pode, por meio da realidade virtual, avaliar o interior do veículo e até mesmo fazer um test drive na mesma hora. 

Em termos de experiências de consumo, o Metaverso pode contribuir muito em diversas áreas que vão de viagens, vestuário, eventos e até mesmo relacionamentos interpessoais. 

Se hoje em dia a presença digital é importante para qualquer negócio, em breve ela vai evoluir para a presença no Metaverso. 

Os mundos virtuais são significativos para profissionais de marketing devido a sua escala. Para criar uma experiência única e imersiva para sua marca será necessário ter um apelo, principalmente se quiser estar presente neste ambiente imersivo. 

Uma boa dica é criar um avatar para interagir com o público do seu negócio, melhorando a imersão deles com a sua marca e reforçando a interação.

Além disso, quando se fala em branding, já existem algumas abordagens e até mesmo alguns guias de como uma marca pode se comportar no Metaverso. 

Além do meio físico, com a chegada do Metaverso o seu negócio também vai fincar o pé de vez na realidade virtual. Com isso, será possível elaborar estratégias interessantes para divulgar e reforçar a presença dos produtos e serviços oferecidos no dia a dia dos clientes.

Contudo, é importante estabelecer alguns padrões e diretrizes para que a exposição da marca seja feita de forma profissional e que possa atingir os objetivos dos negócios. 

Apesar de todas essas vantagens, é preciso reforçar os riscos do Metaverso. Informe-se e proteja-se.

Metaverso, criptomoedas e NFTs

Quem atua na gestão de uma empresa deve estar atento às possibilidades que o Metaverso proporciona. Ele vai influenciar diretamente vários aspectos do seu negócio, um exemplo disso é a sua autoridade digital.

Já não é novidade o fato de que marcar presença na internet é um fator fundamental para a evolução de qualquer empresa nos dias de hoje.

Sendo assim, algumas marcas do segmento tecnológico já surfam na onda do Metaverso e oferecem a possibilidade de compra de serviços por meio das criptomoedas e NFTs.

Já pensou em hospedar site e pagar por isso sem utilizar o cartão de crédito, apenas por meio de criptomoedas em carteiras digitais? Tudo isso faz parte da evolução do Metaverso!

As famosas moedas digitais já fazem sucesso entre vários investidores. Enquanto isso, os NFTs – também chamados de Tokens Não-Fungíveis – estão conquistando cada vez mais adeptos, especialmente por meio de alguns games específicos.

Os NFTs são itens digitais colecionáveis e que, no decorrer do tempo, podem apresentar valores financeiros. Para a compra de um NFT, uma das maneiras possíveis é o uso das criptomoedas.

No cenário do Metaverso, os NFTs possuem presença significativa, já que nessa dimensão virtual praticamente tudo pode sofrer “tokenização”, desde roupas, obras de arte e até mesmo memes das redes sociais.

Um exemplo disso é o McDonald’s, que pretende lançar o “McToken Feliz” e entrar de vez nesse mundo.

Metaverso e o futuro do Marketing Digital

A tendência é que o Marketing Digital como conhecemos hoje se adapte aos principais conceitos do Metaverso, influenciando o modo como as empresas e os seus respectivos clientes se relacionam.

Sendo assim, tornar o seu negócio parte integrante do Metaverso será tão importante quanto investir em uma presença digital e ter um canal digital de vendas.

Por meio dele você tem a possibilidade de melhorar a experiência de compra do cliente, a tornando muito mais imersiva e interativa.

E então, a sua empresa já está preparada para fazer parte do Metaverso? 

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