Manter uma nova empresa requer alguns recursos, especialmente para capital de giro. Por isso, às vezes é preciso recorrer a uma ajuda financeira nessa etapa inicial e um empréstimo com garantia de imóvel, também conhecido como home equity pode ser a solução. Porém, antes é preciso abrir o negócio. Você sabe como fazer isso?
Abrir uma empresa pode ter diferentes motivações. Mas, independente delas, também é essencial ter um bom planejamento e alguns conhecimentos básicos dos processos financeiros, gerenciais, operacionais e burocráticos envolvidos.
Embora possa parecer trabalhoso, os resultados de ter o próprio negócio podem ser muito compensadores.
Continue com a gente e descubra tudo o que você precisa saber para abrir sua empresa.
Passo a passo para abrir sua empresa
A primeira coisa que você precisa ter claro é em qual negócio investir e, mesmo que seja algo em que você já tenha experiência, é essencial definir: um segmento de atuação, o público alvo e a solução que pretende oferecer.
Depois, é o momento de tirar a ideia do papel!
Confira como:
1. Faça uma pesquisa de mercado
Uma pesquisa inicial te ajudará a conhecer melhor sua área de atuação e atestar a viabilidade do seu negócio.
Aqui você deverá colher informações sobre:
- Seu mercado: oportunidades e ameaças do segmento, concorrência, etc.
- Seu público: dores e necessidades
Conversar com pessoas da área e as redes sociais são maneiras de levantar esses dados.
2. Elabore seu plano estratégico
Aqui, o ponto principal é elencar objetivos e metas. Para isso, reflita sobre onde você quer chegar e como.
Seus objetivos e metas devem ser claros e você sempre tê-los como referência de atuação. Para elaborá-los, você pode recorrer a métodos como o SMART, que ajuda a definir metas: S (específicas, M (mensuráveis), A (atingíveis), R (relevantes) e T (temporais).
3. Defina gastos
Definir um orçamento é crucial para que tenha clareza do quanto precisará para iniciar e manter o seu negócio. Também ajuda a descobrir como conseguir esse recurso, além de tornar tudo mais organizado.
4. Descubra seus parceiros
Faça acordos claros com suas parcerias, seja com sócios, fornecedores ou colaboradores. Manter bons relacionamentos é um ponto fundamental e isso começa desde as pessoas envolvidas no negócio até os clientes.
5. Cuide da documentação
Embora essa seja uma etapa bem burocrática, não há como fugir dela. Contudo, você pode recorrer a profissionais como contador e advogado.
Os principais documentos que vocè deve providenciar são:
- Contrato Social: que deve ser registrado no Cartório de Pessoa Jurídica ou Junta Comercial;
- CNPJ: feito da Receita Federal oom o Número de Identificação de Registro de Empresa (NIRE)
- Alvará: concedido pela Prefeitura
6. Registro da marca
Essa etapa é importante para que outra empresa não consiga registrar o mesmo nome da sua empresa. Essa tarefa pode ser complexa e exigir o auxílio de uma consultoria.
7. Defina estratégias de marketing
Para montar um plano de marketing, comece definindo sua persona (perfil de cliente do seu negócio).
Esse perfil deve responder:
- Quem são? (idade, gênero, renda, hábitos de consumo, ocupação, estado civil, localização geográfica, hobbies e interesses)
- Quais suas maiores necessidades, problemas e desejos?
- Onde buscam informações?
- Qual o diferencial do seu produto em relação à concorrência?
- Em que confiam?
Sabendo quem é seu público, você poderá identificar os principais canais e linguagem para alcançá-lo.
8. Conquiste clientes
Identifique seus diferenciais e os canais de divulgação para vender seu produto. Tente mesclar estratégias online, como site e mídias sociais, com contatos presenciais.
As redes sociais são excelentes canais para vendas. Mas, para isso você deve ter um plano de atuação para esses espaços. Lembre-se de produzir conteúdo relevante e coerente com seus objetivos.
Mantenha a qualidade do seu produto e busque a fidelização dos seus clientes.
9. Pense a longo prazo
Pensar a longo prazo significa pensar na sustentabilidade do seu negócio. Isso é importante para que você não se frustre com os primeiros resultados, que tendem a ser pouco significativos e busque formas de melhorá-los gradualmente.
10. Monitore resultados
Avaliar e rever objetivos faz parte do negócio. Com o tempo, suas metas podem ser ampliadas. O importante é desenvolver boas ferramentas para acompanhar constantemente seus resultados.
Como manter seu negócio na fase inicial?
Dispor de um bom capital de giro é um fator decisivo ao abrir um negócio e isso nem sempre é possível através de recursos próprios. Uma alternativa é conseguir esse recurso através de formas acessíveis de crédito, a exemplo do home equity que é o empréstimo com garantia de imóvel, um dos mais vantajosos empréstimos do mercado.
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