PRIMEIRO banco do mundo a oferecer adesão ao Open Finance pelo WhatsApp é BRASILEIRO

Desde esta segunda-feira (8), os clientes do Banco do Brasil poderão fazer a adesão ao Open Finance na instituição pelo WhatsApp. Com isso, o BB se tornou o primeiro banco do mundo a usar o aplicativo de mensagens para que o cliente faça a completa jornada do consentimento.

PRIMEIRO banco do mundo a oferecer adesão ao Open Finance pelo WhatsApp é BRASILEIRO
PRIMEIRO banco do mundo a oferecer adesão ao Open Finance pelo WhatsApp é BRASILEIRO (Imagem: Montagem/FDR)

A jornada do consentimento ocorre por meio do WhatsApp do Banco do Brasil (61 4004 0001). Não existe interação humana no procedimento. Quando o cliente falar termos como “Open Finance”, o assistente virtual compreenderá o intuito da pessoa, e começará esse processo de consentimento.

Para o funcionamento do Open Finance, um dos pilares é o consentimento do cidadão. Por este fator, um banco pode consultar os dados que seu cliente tem em outra instituição que participa do ecossistema. Como o banco terá mais informações do usuário, poderá personalizar mais ofertas.

O presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, explica que “os clientes que consentiram compartilhar dados de outros bancos com o BB já têm percebido na prática melhorias em seu relacionamento com o próprio banco.

Isso porque “esses avanços digitais que o Banco tem promovido reforçam a assessoria qualificada no atendimento negocial”.

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Conforme o executivo, os clientes que permitiram o compartilhamento de dados com o BB, 90% já tiveram algum benefício.

Destes, 77% receberam ofertas personalizadas por meio de dados e/ou usaram soluções que fazem utilização de dados do Open Finance, e 13% tiveram informações cadastrais atualizadas sem precisar apresentar documentos ou comparecer à agência.

Banco do Brasil tem diversas iniciativas pioneiras

Segundo o BB, disponibilizar o consentimento ao Open Finance via WhatsApp “é mais um ineditismo e inovação” da instituição. Ou seja, esta novidade se junta a outras soluções.

O BB alega que foi o primeiro banco a ter no WhatsApp a jornada completa de Pix, entender mensagens de voz, oferecer renegociação de dívida sem interação humana, serviços de INSS, informe de Rendimentos PF, cobrança bancária, empréstimo pessoal, e ter assistente virtual especializado em PJ no WhatsApp.

Atualmente, já foram realizados mais de 26 milhões de atendimentos, além de 12 milhões de usuários ativos.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
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