Consignado do Auxílio Brasil NÃO será disponibilizado por ESTE grande banco

MOGI DAS CRUZES, SP — Na semana passada, o governo federal liberou o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Apesar disso, o Bradesco, segundo maior banco privado do país, não disponibilizará a modalidade aos beneficiários. A declaração foi realizada pelo presidente do banco, Octavio Lazari Junior, na última sexta-feira (5).

Consignado do Auxílio Brasil NÃO será disponibilizado por ESTE grande banco
Consignado do Auxílio Brasil NÃO será disponibilizado por ESTE grande banco (Imagem: Montagem/FDR)

Como justificativa para não oferecer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, o presidente do Bradesco informou que esta operação possui juros elevados, sem um teto previsto. Além disso, o benefício foi lançado pelo governo é temporário, com o término em dezembro.

“Não se trata de uma aposentadoria ou pensão, mas um benefício a pessoas que estão em dificuldades”, argumenta. Diante disso, o executivo alega que o Bradesco não operará nessa carteira.

“Estamos falando de pessoas vulneráveis. Em vez de ser uma boa operação para o banco e para o cliente, entendemos que a pessoa terá mais dificuldade quando o benefício cessar.

A declaração do executivo aconteceu em apresentação dos resultados do banco no segundo trimestre. No período, a instituição teve uma alta de 0,3% na inadimplência, acima de 90 dias. Este cenário foi presente especialmente entre pessoas físicas e micro empresas.

Conforme o Santander, foram efetuados ajustes em seus modelos de crédito. Desse modo, a instituição passou a ser mais rígida na disponibilização de empréstimos.

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Na última quarta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que autoriza a oferta de empréstimo consignado aos beneficiários do Auxílio Brasil. Essa modalidade também foi estendida aos integrantes dos programas Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Renda Mensal Vitalícia (RMC).

Com isso, as famílias contempladas podem usar os valores recebidos para contratar o consignado do Auxílio Brasil desde a última quinta-feira (4). Segundo o governo, mais de 20 milhões de famílias serão beneficiadas pelo programa de transferência de renda.

A lei possibilita que os beneficiários solicitem o consignado do Auxílio Brasil de até 40% do valor do repasse permanente de R$ 400. Sendo assim, a pessoa terá como ter acesso a até R$ 160 nesta modalidade de empréstimo.

Cabe destacar que os benefícios complementares do Auxílio Brasil (como Bolsa Atleta e Auxílio Gás, por exemplo) não contam no cálculo da quantia para solicitar empréstimos.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.