Está pensando em ABRIR UM NEGÓCIO? Essas dicas podem te ajudar a ter SUCESSO

Empreender vem sendo uma prática cada vez mais comum no Brasil. Diante dos apertos no mercado de trabalho, os cidadãos estão buscando abrir o próprio negócio. Trata-se de um grande desafio, principalmente para aqueles que não tiveram uma formação administrativa. Abaixo, um especialista traz dicas importantes para aqueles que estão começando. Acompanhe.

O empreendedor inicia sua jornada muitas vezes sem visibilidade do que o espera e vai descobrindo ao longo do caminho quais as dificuldades. Dessa forma, ele vai se capacitando também ao longo do caminho, a medida que encontra os desafios.

Investir no próprio negócio requer mais do que ter uma boa ideia, é preciso de planejamento, disciplina e investimento. Roque Almeida, fundador da Matter&Co, consultor, professor, investidor e conselheiro de empresas nos concedeu uma entrevista exclusiva.

No texto abaixo, ele orienta os empreendedores em início de carreira sobre como fazer o negócio decolar. Acompanhe:

Tenho uma ideia, e agora como sair do lugar?

Uma boa ideia é aquela que é viável, ou seja, que resolve problemas para alguém e traz lucro.  Sendo assim, é preciso testar a ideia para saber o potencial que ela tem. Esses testes podem ser feitos com protótipos, por exemplo, que vão trazer elementos iniciais sobre produto ou serviço e preço. O melhor é estruturar um plano de negócio para organizar esses parâmetros em projeções e entender o esforço para tirar a ideia do papel.

Como empreender no novo mundo?

A pandemia trouxe novas realidades que devem ser consideradas como contexto para todas as empresas. Para novas empresas, é importante entender o que a pandemia trouxe de impacto no segmento, se os clientes estão ou não mais propensos a utilização de meios digitais e se inclusive é possível ter uma empresa sem uma estrutura física grande.

Como parar um negócio de pé?

Um negócio precisa de receita entrando e custos e despesas controlados para garantir a sustentabilidade.

Inicialmente, um negócio precisa de respiro até conseguir se sustentar. Esse respiro é o capital de giro. Assim, o empreendedor precisa considerar na conta qual a necessidade de capital de giro terá para conseguir de alguma forma esse recurso.

Todavia, a questão aqui não é respondida somente com análise de fluxo de caixa. Isso é importante, mas é preciso que a empresa tenha receita, vendas realizadas para parar de pé.

Como vender o seu peixe?

Diferente do que muitas pessoas acreditam, vender não é somente dom e pode ser estruturado como processo na empresa. É preciso entender quem é o seu cliente e como é sua decisão de compra, de modo que o processo comercial possa intervir em momentos chave, facilitando a decisão positiva do cliente. Construir um pipeline inteligente pode garantir o fluxo de vendas.

https://www.youtube.com/watch?v=U1GgZaMffvY

Como gerenciar uma empresa?

Empresas devem ser orientadas a resultado. Dessa forma, é preciso colecionar dados, para conseguir analisar informações e tomar decisões assertivas.

Logo, gerenciar uma empresa passa por saber quais informações são primordiais para a tomada de decisão. E claro, a capacidade de tomar essas decisões.

Como organizar o seu dinheiro e sua necessidade de capital?

O dinheiro do empreendedor não deve nunca ser o dinheiro da empresa e vice e versa. O empreendedor que trabalha no negócio deve ter seu salário pago, não podendo ter essa mistura. Não podemos também imputar ao novo negócio o pênalti de ter que pagar altos salários ao empreendedor, sem caber no fluxo de caixa. Sendo assim, o empreendedor deve se organizar, fazendo uma reserva, para ter mais tranquilidade para empreender.

Como organizar o seu dia-a-dia para focar no que é importante?

O dia a dia do empreendedor se resume em apagar incêndios, buscar dinheiro, buscar pessoas e pautas estratégicas. É fundamental analisar qual gasto de energia com cada um desses papéis. Apagar incêndios e buscar dinheiro são os papéis mais emergenciais e, portanto, aqueles que em geral o empreendedor coloca sua força. Porém, o que fará a empresa crescer para outros patamares é passar essas pautas emergenciais para outras pessoas e direcionar o empreendedor para pautas estratégicas e buscar pessoas.

Como elaborar e executar um plano?

Criar um plano é fazer escolhas, organizar passos futuros, criando assim um caminho. O exercício de planejar deve ser colocado na rotina para que possa se tornar um hábito. Elaborar um plano já foi uma ação grande e pontual em determinado momento, mas agora, com tantas e rápidas mudanças, deve ser uma ação diária, onde se executa – avalia – replaneja.

Como liderar pessoas?

Liderar consiste em fazer com que os outros façam. Para fazer o outro fazer, é preciso engajar, ou seja, não apenas mostrar o navio que precisa ser feito, mas o como é bom e grandioso navegar. Dar visão às pessoas envolvidas atribui sentido e constrói propósito.

 O que devo saber para empreender?

Por mais que você estude, empreender trará grandes lições e aprendizados. Mas sempre é bom se antecipar ao que virá. Estar atualizado com o segmento de mercado, por mais que você domine, sempre pode oxigenar as ideias e trazer inovação. Além disso, estudar gestão pode te ajudar a criar melhores caminhos para gerenciar sua empresa.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.