Foi confirmado por meio do Ministério da Cidadania a antecipação do calendário de pagamentos do Auxílio Brasil. Em um feito inédito, após pedido do governo federal os beneficiários receberão a primeira parcela de R$ 600 antes do previsto pelo cronograma. Os repasses começam a partir do dia 9 de agosto.
A forma de organização do calendário de pagamentos permanece a mesma, será usado como referência o Número de Identificação Social (NIS). A novidade é que pela primeira vez nesse ano os repasses do Auxílio Brasil acontecem na primeira quinzena do ano. Do dia 9 a 22 de agosto deste ano.
Essa é ainda uma exceção para todo o ano, isso porque de setembro a dezembro o cronograma volta a seguir o padrão dos demais meses, pagando o auxílio nos dez últimos dias úteis do mês.
Como o pagamento de R$ 600 é uma novidade em todos os anos, desde a época do Bolsa Família, o governo federal também quis adiantar os depósitos. Acredita-se que também haja uma explicação eleitoreira nessa medida, considerando que o Auxílio Brasil tem sido usado como estratégia para reeleição do presidente.
Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) acreditam que com o pagamento de maior valor crescem também as chances do presidente manter seu cargo. As eleições acontecem em outubro, por isso a pressa em liberar o benefício e estreitar os laços com a população mais vulnerável.
Calendário do Auxílio Brasil em agosto
No dia 21 de julho, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, já havia mencionado o desejado do governo federal em alterar o calendário do Auxílio Brasil em agosto.
“Nós colocamos como data ideal o dia 9 do mês de agosto e estamos fazendo todo o esforço do mundo para que a gente consiga cumprir essa data. Mas se não for, vai ser por um ou dois dias, no máximo“, disse Nogueira em entrevista ao SBT News.
A meta se cumpriu, e os repasses acontecerão na ordem abaixo, considerando o final do NIS:
- NIS de final 1 – 9 de agosto
- NIS de final 2 – 10 de agosto
- NIS de final 3 – 11 de agosto
- NIS de final 4 – 12 de agosto
- NIS de final 5 – 15 de agosto
- NIS de final 6 – 16 de agosto
- NIS de final 7 – 17 de agosto
- NIS de final 8 – 18 de agosto
- NIS de final 9 – 19 de agosto
- NIS de final 0 – 22 de agosto