EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: saiba quando é vantajoso e quais os riscos

Com o país em crise, o número de solicitações do empréstimo consignado e consequentemente de endividamento voltam a subir. Diariamente a população vem recebendo informações sobre os desdobramentos da inflação e para muitos a alternativa de manter as contas em dia tem sido recorrer a uma linha de crédito. Abaixo, uma especialista explica os riscos desse tipo de serviço.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: saiba quando é vantajoso e quais os riscos (Imagem: Montagem/FDR)
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: saiba quando é vantajoso e quais os riscos (Imagem: Montagem/FDR)

Se você está com as contas apertadas e pensa em dar entrada em um empréstimo consignado, fique atento. Apesar de parecer vantajoso, o serviço bancário pode te gerar ainda mais dívidas. Antes de fechar um contrato, é importante ter conhecimento sobre a margem de solicitação, taxas de juros e mais.

Abaixo, convidamos a contadora e professora de contabilidade da C.H.i. Cursos, Antonia Jairi Brito, para uma entrevista exclusiva. Ela explica todos os detalhes sobre a contratação de um empréstimo, trazendo dicas para você sair do vermelho e ter controle financeiro. Acompanhe:

Quando é hora de fazer um empréstimo consignado?

Existe um momento que é preciso entender que para ajustar as contas é preciso parar, analisar cada gasto e planejar uma forma de reduzir estes gastos. Porque a conta não fecha se você ganha R$ 1.000,00 e gasta R$ 1.500,00.

E nesta análise, quando não existem formas de recebimentos que ajudem a quitar as dívidas no curto prazo, talvez seja preciso fazer uso de outra modalidade de crédito, o empréstimo. É uma dívida, mas é uma dívida que permite certo planejamento.

E, para quem tem renda fixa e pode comprová-la, existe a modalidade de empréstimo consignado. Ele apresenta taxa de juros menores, normalmente tem facilidade de contratação e prazos de pagamentos mais longos, o que reduz a parcela mensal e auxilia na organização financeira, principalmente para centralizar as dívidas em um único local.

Qual deve ser a margem de solicitação do consignado?

No entanto, apesar de destas facilidades, não basta fechar os olhos e escolher um valor. O valor a ser solicitado de empréstimo tem que ser o suficiente para quitação das dívidas existentes. Neste caso a pessoa deve somar todas as dívidas vencidas, inclusive as do cartão de crédito em atraso. Esse valor se torna a referência do valor a ser solicitado como empréstimo.

Como as taxas são menores, algumas pessoas tendem a pedir “um pouco a mais que isso”, porque faz tempo que não gasta com algo para si. Erro! A fase é de controle e aprendizado sobre como não gastar mais do que se ganha. Então, se for solicitar um valor a mais é, no máximo, algum valor adicional que evite novas dívidas e leve a pessoa a parar de usar cartão de crédito e começar a pagar à vista as compras, principalmente as essenciais.

É possível limpar o nome no atual cenário? Como?

Esse é o sonho de todo endividado, ter o seu nome limpo e as dívidas quitadas. E, mesmo na crise atual este sonho pode ser realizado.

Uma das formas de fazer isso é procurar a empresa que está devendo e tentar uma negociação. Também existem intermediadores, como a Serasa, que trazem campanhas de renegociações de dívidas que podem ter valores atrativos e que se encaixam no planejamento financeiro que está fazendo.

Apenas um alerta é importante, as pessoas pensam que as dívidas caducam após cinco anos, mas isso é um mito, porque ela permanece na base do Banco Central para  consulta das empresas e instituições financeiras e isso faz com que muitas  vezes o crédito de uma pessoa seja negado.

05 Dicas para garantir o controle financeiro na crise.

  1. Gaste somente o essencial e planeje cada gasto que vai fazer.
  2. Anote todos os gastos e analise estes gastos depois.
  3. Corte despesas, mude os produtos comprados e atividades realizadas. Isso gera folga financeira.
  4. Você pode fazer o que quiser, mas não vai conseguir tudo ao mesmo tempo sem gerar riscos para as suas finanças.
  5. Coloque a educação financeira na lista de atividades. Leitura ou podcast sobre finanças levam você a entender melhor sobre finanças, e, com isso, você vai começar a ver sentido em na realização do controle financeiro e começar a fazer.

05 dicas para usar o crédito com segurança.

  1. Crédito é dívida. Então não faça nenhuma operação de crédito sem entender quais as consequências.
  2. Compare taxas de juros. Não se apegue a fidelidade bancária, às vezes o seu banco tem a pior taxa do mercado e, se você tem outras opções, faça uso delas.
  3. Entenda como estão as suas dívidas e então contrate o valor que precisa de crédito.
  4. Faça planejamento de quitação. O que é isso? Se sobrar dinheiro na sua nova fase financeira, não gaste, separa para pagar antecipadamente o valor que pegou emprestado. Isso normalmente gera uma boa economia com juros.
  5. Não precise de crédito. O bom planejamento financeiro é o invertido, se quer gastar, economize e pague à vista, com direito a pedir desconto por isso.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.