Senado APROVA novos DESCONTOS no IMPOSTO DE RENDA; veja quem será BENEFICIADO

Um novo Projeto de Lei (PL) envolvendo descontos no Imposto de Renda foi aprovado pelo Senado Federal. Desta vez, as mudanças focam na tributação sobre aluguéis, por iniciativa do senador Alexandre Silveira

Senado APROVA novos DESCONTOS no IMPOSTO DE RENDA; veja quem será BENEFICIADO
Senado APROVA novos DESCONTOS no IMPOSTO DE RENDA; veja quem será BENEFICIADO.
(Imagem: Montagem/FDR)

A proposta é para que os descontos no Imposto de Renda incidente sobre aluguéis possam amparar tanto quem paga, quanto quem recebe. Se o PL for aprovado pelo Congresso Nacional, quem aluga imóveis poderá incluir o valor do aluguel nas deduções do tributo. 

Em contrapartida, quem recebe pagará imposto sobre apenas 25% do valor mensal adquirido. Atualmente, a tributação é integral sobre o valor do aluguel. Na prática, a principal mudança acerca dos descontos no Imposto de Renda é o fato de que o aluguel se tornará uma despesa dedutível, assim como saúde e educação.

Destacando que os descontos no Imposto de Renda serão autorizados somente para o imóvel em que o contribuinte reside. Se por alguma razão a mesma pessoa contratar mais de um imóvel, ela não poderá acrescentar os outros como uma despesa dedutível no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Também não é possível deduzir gastos com condomínio, Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) ou qualquer outro que envolva imóveis.

CORRIGIR IMPOSTO DE RENDA: Passo a passo para retificar os dados da Declaração do IRPF 2022

Quem deve declarar o Imposto de Renda?

O procedimento é obrigatório para os cidadãos que se enquadrarem nos seguintes critérios:

Alíquotas do Imposto de Renda

A incidência de alíquotas do pagamento ou descontos no Imposto de Renda é aplicada gradativamente de acordo com cada faixa de renda. Veja:

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile