Novo GOLPE pelo FGTS causa transtornos para a população; acompanhe

Está cada vez mais comum ouvir relatos de pessoas que sofreram com algum golpe em sua conta bancária. E o saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não ficou fora do alvo dos criminosos. Por isso, tudo o que puder ser feito para proteger seus dados é necessário. E evitar transtornos para o trabalhador.

publicidade
Novo GOLPE pelo FGTS causa transtornos para a população; acompanhe
Novo GOLPE pelo FGTS causa transtornos para a população; acompanhe (Imagem: FDR)

O saque do FGTS, independente da modalidade, pode ser feito pelo aplicativo do fundo de garantia. O saque extraordinário que liberou R$ 1 mil este ano, no entanto, pode ser recebido exclusivamente pelo Caixa Tem, poupança social digital. É justamente neste app que os golpes tem acontecido com frequência.

Para acessar o aplicativo é preciso criar conta com os dados pessoais do cidadão. Estes que podem ser descobertos facilmente por um criminoso que acessa base de dados na internet, ou aplica golpes com disseminação de falsas mensagens.

publicidade

Como se proteger de golpes no FGTS

Algumas atitudes do titular da conta do fundo de garantia podem ser tomadas a fim de evitar cair em golpes. Por exemplo, não clicar em links que recebe por SMS ou até mesmo por WhatsApp fazendo falsas promessas de emprego, sorteios ou prêmios.

Desconfie de toda mensagem que não for enviada por algum contato, ou que não tenha o símbolo do governo.

Outra dica é criar o quanto antes seu login no Caixa Tem. Dessa forma, evita que uma terceira pessoa faça isso em seu nome, usando seus dados (CPF, telefone, data de nascimento).

Movimente a conta e atualize seus dados, principalmente o endereço de e-mail, já que será por lá que o titular receberá qualquer aviso sobre o pedido de troca de senha.

Como o golpe é aplicado?

De acordo com especialistas, os golpistas acessam o aplicativo do Caixa Tem informando o CPF do titular e criando uma conta em nome daqueles que ainda não fizeram o contrato.

Para quem já possuí, mas informou a senha em um site falso ao clicar em links maliciosos que falsificam os sites oficiais, os criminosos conseguem o acesso.

publicidade

Outra forma é informando apenas o CPF e ao selecionar “Esqueci a senha”, os bandidos fazem o pedido pela troca do e-mail e conseguem refazer a senha. Por isso é necessário manter sempre seus dados atualizados.

Quem cair no golpe e perceber que seu dinheiro foi roubado, deve tirar print da tela com o extrato e o valor que foi transferido para conta de uma terceira pessoa.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

O próximo passo é comparecer até uma agência da Caixa Econômica para fazer a denuncia. O banco também possuí a central de denuncias no telefone  0800 512 6677.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.