Atenção trabalhador! Caixa autoriza novos saques pelo FGTS e PIS/PASEP

Trabalhadores atentos a novos saques pelo FGTS e PIS/PASEP autorizados pela Caixa. A instituição financeira libera o resgate dos valores esquecidos e do fundo para brasileiros que possuem quantias a serem retiradas.

Atenção trabalhador! Caixa autoriza novos saques pelo FGTS e PIS/PASEP (Imagem: FDR)
Atenção trabalhador! Caixa autoriza novos saques pelo FGTS e PIS/PASEP (Imagem: FDR)

Os saques pelo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e do PIS/PASEP chegam em meio a alta da inflação, quando o país enfrenta o aumento no preço dos combustíveis, da cesta básica e o índice de endividamento também se mostra crescente. Diante da situação, o resgate da quantia pode significar um alívio para o bolso de muitos.

Novos saques do FGTS e PIS/PASEP

A liberação dos valores referentes aos abonos já foi realizada e o brasileiro pode estar perdendo a oportunidade de se desafogar de algumas dívidas com o resgate do FGTS e do PIS/PASEP.

As quantias liberadas do PIS/PASEP tiveram os depósito feitos  em março, sendo referente ao abono de ano base 2020 que deveria ter acontecido em 2021 e por conta da pandemia foram adiados para este ano. O prazo para o saque de até um salário mínimo vai até o dia 29 de dezembro

Outro saque liberado foi do das Cotas do Fundo PIS/PASEP, está contemplando os trabalhadores que exerceram serviços com carteira assinada entre 1971 e 1988. Os valores são para os trabalhadores que não retiraram o recurso anteriormente, de acordo com o governo federal, são cerca de 10 milhões de pessoas, totalizando R$ 23 bilhões. O prazo para o resgate pode ser feito até o ano de 2025.

O trabalhador pode realizar a consulta por meio do site ou aplicativo do FGTS, ou indo até uma agência da Caixa Econômica Federal.

Saque extraordinário do FGTS

Durante os meses de abril e junho a Caixa realizou o depósito do FGTS extraordinário e recentemente liberou o saque para os trabalhadores que possuem saldo nas contas do fundo. Os contemplados podem sacar ou realizar a movimentação de até R$ 1 mil por meio do aplicativo Caixa Tem. Dessa forma, não é necessário fazer o requerimento do crédito.

De acordo com o prazo definido pela instituição financeira, cerca de 42 milhões de brasileiros têm até 15 de dezembro deste ano para realizar a retirada da quantia.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.