O governo do estado de São Paulo criou o programa Bolsa do Povo. O objetivo é unificar os pagamentos de transferência de renda e assistência social administrados pelo poder público. Entre eles está o Bolsa do Povo Educação, destinado para o estudante ou para seu responsável.
A diferença entre eles está no direcionamento do benefício. Enquanto o estudante recebe um incentivo financeiro para frequentar as aulas, o responsável ganha acesso a uma vaga de emprego em unidades escolares. O Bolsa do Povo Educação abre inscrições online.
Bolsa do Povo Educação – responsáveis
Nesta categoria do Bolsa do Povo Educação, os responsáveis por crianças ou adolescentes menores de 18 anos serão beneficiados com ajuda de R$ 500. Para isso, prestarão serviços em unidades de ensino do estado.
Não é necessário ter curso superior, ou passar por um processo seletivo como concurso público. O cidadão vai atuar como inspetor de aluno, no setor de limpeza da unidade, na biblioteca ou como auxiliar de serviços gerais.
Ao todo, serão prestados serviços por 4 horas diárias, ou seja, 20 horas semanais. O trabalho não impede que o cidadão receba outros benefícios do governo.
São quatro etapas dentro dessa seleção, que envolve:
- Inscrições.
- Convocação e realização das entrevistas.
- Divulgação dos aprovados nas entrevistas.
- Efetivação da seleção
Bolsa do Povo Educação – estudantes
Nesta categoria é liberado o pagamento de R$ 1.000 por ano letivo. O objetivo é evitar a evasão escolar, ou seja, incentivar que crianças e jovens permaneçam na escola.
São contemplados os seguintes alunos:
- Estudantes do ensino médio da rede estadual;
- Jovens de baixa renda, que vivem em condição de pobreza ou extrema pobreza;
- Inscritos no CadÚnico;
- Exceção para alunos do 9° ano que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, e que mais acessam o Centro de Mídias de São Paulo (CMSP).
Inscrições
Atualmente, estão abertas as inscrições para os estudantes. O cadastro acontece online no site do Bolsa do Povo. Será preciso informar o número do Registro do Aluno (R.A). A numeração pode ser encontrada no boletim escolar.
Confira como fazer no passo a passo:
- Acessar o site Bolsa do Povo;
- Clicar “Educação – Estudantes”;
- Clicar em “Se Inscrever”;
- Informar o número do R.A e preencher as demais informações.
Mas, atenção, para ser selecionado e conseguir o pagamento é preciso seguir as exigências:
- apresentar o Termo de Responsabilidade assinado, disponibilizado na Secretaria Escolar Digital (SED);
- manter frequência escolar bimestral acima de 80%, que deverá ser registrada por seus professores no Diário de Classe Digital;
- realizar as atividades complementares pelo menos 02 horas diárias por meio do aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP);
- participar de pelo menos uma atividade ou avaliação de aprendizagem na Plataforma de Atividades e Avaliação Formativa de São Paulo, através da plataforma CAED, a cada bimestre;
- o estudante matriculado na 3ª série do Ensino Médio, também deverá cumprir pelo menos 80% das atividades preparatórias para o ENEM, disponibilizadas no aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP).