Como funciona o empréstimo consignado? Vale a pena?

Pontos-chave
  • Consignado costuma ter taxas de juros mais baixas
  • É voltado para aposentados e pensionistas do INSS e trabalhadores com carteira assinada
  • Confira todas as informações sobre a modalidade

Diante da situação atual econômica do país, muitas pessoas acabaram tendo que recorrer a um empréstimo. Uma entre as modalidades disponíveis é o empréstimo consignado que costuma ter taxas de juros mais baixas. Confira as informações sobre esta modalidade de crédito e se vale a pena.

publicidade

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas todos os meses diretamente do benefício previdenciário. Além dos aposentados e pensionistas do INSS, os trabalhadores com carteira assinada e os servidores públicos também podem pedir o crédito. Nestes casos, o valor das parcelas é desconto da folha de pagamento.

  • Vantagens da modalidade

Devido ao baixo risco de inadimplência, os juros cobrados na modalidade são reduzidos. Os aposentados e pensionistas são os que mais buscam este tipo de empréstimo. O valor máximo emprestado depende de quanto eles recebem por mês para que a renda não seja comprometida.

publicidade
  • Limites autorizados 

Desde o início de 2021, o limite é de apenas 30% no empréstimo pessoal e 5% para gastos com cartão de crédito consignado. Sendo assim, o banco não poderá descontar um valor maior que o limite determinado pela margem do consignado. O teto de juros também passou por mudanças, saltado de 1,8% para 2,14% ao mês. Nas operações efetuadas com cartão de crédito, a taxa subiu de 3% para 3,06% ao mês.

Vale a pena?

Uma das vantagens da modalidade é que como as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício, os juros são reduzidos e a facilidade de se conseguir o dinheiro é maior.

Mas, mesmo com essa maior facilidade de contratação, é preciso ter cuidado. Sempre se atente se a empresa que está oferecendo o crédito é idônea e também se o empréstimo não irá prejudicar sua renda mais do que o ideal.

Outro ponto de atenção é que este tipo de empréstimo não permite adiamentos ou suspensões. A renegociação também pode ser mais complicada.

Esta modalidade de empréstimo pode ser uma saída para quem precisa de dinheiro rápido pagando taxas de juros mais baratas. Porém, segundo a gerente de eCred da Serasa, Amanda Rapouzo, mesmo com todos benefícios e diferencias, é precioso ter cautela no momento da contratação do empréstimo consignado.

publicidade

“Além de pesquisarem a idoneidade das empresas que oferecem esse modelo de empréstimo, o aposentado ou seus familiares devem mapear os eventuais riscos que envolvem a operação para, de fato, aproveitar as melhores oportunidades do mercado e as mais adequadas para o seu bolso”, disse ela ao portal R7.

Cuidados com os golpes

Confira algumas dicas para que os consumidores contratem o empréstimo consignado de maneira segura.

  • Sempre peça uma simulação antes de contratar o produto
  • Não tome decisões com pressa
  • Desconfie de propostas fora da realidade
  • Não efetue depósitos antecipados para receber o empréstimo
  • Só assine depois de ler tudo com atenção
  • Caso você resolva devolver o valor seja por arrependimento ou contratação não solicitada, sempre procure os canais de relacionamento do banco e nunca faça depósitos em contas de terceiros.
publicidade

Cai no golpe do consignado. O que fazer?

Recentemente, as reclamações a respeito de empréstimos consignados que foram contratados sem autorização do cliente cresceu 266%. Saiba o que fazer se isto acontecer com você

  • Faça um boletim de ocorrência comparecendo a uma delegacia presencialmente ou através da internet
  • Em posse do BO, faça uma reclamação na ouvidoria da Previdência Social do INSS pelo número 135 ou pelo site
  • Abra uma reclamação no Banco Central ligando no telefone 145 ou pelo site da instituição
  • Abra também uma reclamação no Reclame Aqui ou na plataforma Consumidor, da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça.

Quais são os meus direitos?

As vítimas do golpe tem o direto de cancelar o empréstimo sem nenhum prejuízo, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. O valor das parcelas debitadas tem que ser devolvida integralmente.

publicidade

Como cancelar um consignado indevido para um aposentado

Ligue na Ouvidoria do INSS ou no número 135. Recomendamos ainda procurar a instituição financeira responsável e formalizar uma reclamação no Portal do Consumidor e Procon.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.