Meu INSS: siga esses passos para consultar o resultado da sua perícia médica

O resultado da sua perícia médica pode ser consultado por meio da internet. Sem precisar sair de casa e se dirigir até uma agência, o trabalhador pode saber do resultado do seu benefício por incapacidade através do aplicativo Meu INSS.

publicidade
Meu INSS: siga esses passos para consultar o resultado da sua perícia médica (Imagem: FDR)
Meu INSS: siga esses passos para consultar o resultado da sua perícia médica (Imagem: FDR)

A perícia médica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é solicitada ao trabalhador que por algum motivo, seja ele por doença ou acidente, precisa se afastar do trabalho e por isso busca receber o auxílio doença. 

Consulta da perícia médica pode ser realizada pelo Meu INSS

Além do auxílio doença, que oferece benefício devido a incapacidade temporária do trabalhador, a prorrogação do auxílio também demanda uma nova perícia médica, podendo ser ela em ambiente hospitalar ou domiciliar.

publicidade

A consulta do resultado da perícia por aplicativo é uma novidade do INSS, que além de permitir o acesso ao resultado, possibilita também o agendamento da consulta através do portal e do app. 

Com o Meu INSS, o trabalhador pode acompanhar o status da sua solicitação. O objetivo do instituto é evitar filas e diminuir o tempo de espera do cidadão.

Saiba como consultar o resultado da perícia do INSS pela internet

A consulta do resultado da perícia médica do INSS pode ser realizada pelo site ou aplicativo do Meu INSS. O trabalhador deve utilizar o seu login do Gov.br para o acesso.

Após entrar no site ou no aplicativo, o cidadão deve ir até o serviço “Resultado de Benefício por Incapacidade”. É importante destacar que o resultado da perícia médica só estará disponível às 21h do dia em que foi feita. 

A consulta via internet é mais uma forma de facilitar a vida do beneficiário que pode verificar o resultado também por meio do telefone, ligando para o número 135 e informando os números do CPF e do benefício, além do nome completo e data de nascimento.

Agendamento de perícia pelo Meu INSS

Os atendimentos nas agências do instituto funcionam agora mediante agendamento que pode ser realizado pelos mesmos canais da consulta. 

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Para agendar pelo Meu INSS, o trabalhador deve acessar o app ou site e clicar em “Agendar Perícia” e na sequência informar de qual perícia se trata, podendo ser: inicial, prorrogação, remarcação ou presencial por indicação médica. Após isso, basta seguir os passos indicados pelo portal para finalizar o agendamento. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Hannah Aragão
Hannah Aragão é graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuou em diversas áreas da comunicação, passando por assessoria, endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente, se dedica ao jornalismo online na produção de matérias para o portal FDR.