Meu INSS: siga esses passos para consultar o resultado da sua perícia médica

O resultado da sua perícia médica pode ser consultado por meio da internet. Sem precisar sair de casa e se dirigir até uma agência, o trabalhador pode saber do resultado do seu benefício por incapacidade através do aplicativo Meu INSS.

Meu INSS: siga esses passos para consultar o resultado da sua perícia médica (Imagem: FDR)
Meu INSS: siga esses passos para consultar o resultado da sua perícia médica (Imagem: FDR)

A perícia médica do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é solicitada ao trabalhador que por algum motivo, seja ele por doença ou acidente, precisa se afastar do trabalho e por isso busca receber o auxílio doença. 

Consulta da perícia médica pode ser realizada pelo Meu INSS

Além do auxílio doença, que oferece benefício devido a incapacidade temporária do trabalhador, a prorrogação do auxílio também demanda uma nova perícia médica, podendo ser ela em ambiente hospitalar ou domiciliar.

A consulta do resultado da perícia por aplicativo é uma novidade do INSS, que além de permitir o acesso ao resultado, possibilita também o agendamento da consulta através do portal e do app. 

Com o Meu INSS, o trabalhador pode acompanhar o status da sua solicitação. O objetivo do instituto é evitar filas e diminuir o tempo de espera do cidadão.

Saiba como consultar o resultado da perícia do INSS pela internet

A consulta do resultado da perícia médica do INSS pode ser realizada pelo site ou aplicativo do Meu INSS. O trabalhador deve utilizar o seu login do Gov.br para o acesso.

Após entrar no site ou no aplicativo, o cidadão deve ir até o serviço “Resultado de Benefício por Incapacidade”. É importante destacar que o resultado da perícia médica só estará disponível às 21h do dia em que foi feita. 

A consulta via internet é mais uma forma de facilitar a vida do beneficiário que pode verificar o resultado também por meio do telefone, ligando para o número 135 e informando os números do CPF e do benefício, além do nome completo e data de nascimento.

Agendamento de perícia pelo Meu INSS

Os atendimentos nas agências do instituto funcionam agora mediante agendamento que pode ser realizado pelos mesmos canais da consulta. 

Para agendar pelo Meu INSS, o trabalhador deve acessar o app ou site e clicar em “Agendar Perícia” e na sequência informar de qual perícia se trata, podendo ser: inicial, prorrogação, remarcação ou presencial por indicação médica. Após isso, basta seguir os passos indicados pelo portal para finalizar o agendamento. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.