Motoristas são vítimas de golpes em postos de combustíveis; veja o que diz o Procon

Alerta de golpe em postos de combustíveis. Além das altas registradas recentemente nos preços da gasolina e do diesel, os motoristas sofrem agora com novas preocupações, a de sofrerem com golpes que se mostram cada vez mais recorrentes. O Procon, que já está ciente das práticas, tem aplicado multas aos locais e chama atenção para reconhecer as situações.

Frentistas e funcionários de postos de combustíveis estão sendo orientados pelos donos dos estabelecimentos a aplicarem os golpes para aumentar os lucros com a oferta de serviços dos quais os clientes não precisam. Outro velho conhecido do consumidor é a prática de superfaturar os preços dos produtos e serviços.

Golpes em postos de combustíveis 

Será que seu veículo realmente precisa de uma troca de óleo? É importante estar ciente das necessidades do seu automóvel para não pagar por serviços que podem ser empurrados, sendo essa uma nova prática de golpe que se faz cada vez mais comum.

Os motoristas estão sendo lesados pelo gasto com a troca de algo em seu veículo que está em perfeita condição. Conforme o divulgado em recente reportagem do programa ‘Fantástico’ sobre a situação, as potenciais vítimas são sempre aquelas que parecem não entender sobre seu veículo.

A reportagem revelou como a prática estava sendo aplicada na rede Fabrício Corrêa Barros, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os frentistas recebiam a orientação para vender produtos com preços acima do mercado, além dos serviços desnecessários. 

O Procon, órgão responsável por defender os interesses do consumidor, aplicou multas de R$ 10 mil cada, em três postos da rede que chegou a ser procurada pelo reportagem para falar do assunto, mas preferiu não se pronunciar. Caso a empresa não responda às notificações do Procon, os valores das multas podem chegar a R$ 14 milhões.

Como evitar ser vítima do golpe em postos de combustíveis

Apesar do exemplo de Porto Alegre, existem relatos do golpe em todo o país. A atenção para quais os serviços você está comprando, além de saber reconhecer os preços abusivos são boas formas de evitar ser mais uma vítima a cair no golpe. Com o Procon e a Polícia Civil cientes, a busca agora é por identificar mais casos de postos de combustíveis que realizam as práticas abusivas.

Uma das formas de fugir do golpe, é limitando aos postos de gasolina, aquilo que você consumidor apenas pode fazer lá, como os serviços de abastecer o veículo, ou até mesmo calibrar os pneus e repor o fluido do limpador de para-brisa.

Evite realizar a troca do óleo, fazer a troca de peças ou da água do radiador. Procure locais especializados para avaliação. E saiba sempre quando foi a última vez que seu carro passou por troca de óleo e serviços que demandam tempo para serem refeitos, assim fica mais difícil de cair no golpe da necessidade ou do preço exorbitante.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.