Estas dicas podem fazer você ir bem numa entrevista de emprego

O mercado de trabalho no Brasil continua marcado pelo alto índice de desemprego. Num cenário em que as melhores oportunidades são disputadas por vários profissionais, a entrevista de emprego é uma etapa crucial para definir quem consegue ser contratado ou não.

Pensando nisso, separamos algumas dicas da especialista em oratória e comunicação organizacional Laila A.Weijntraub que poderão melhorar o seu desempenho em processos seletivos para vagas de trabalho.

Prepare-se para o básico

Pode parecer irrelevante, mas a verdade é que muita gente não sabe dar as respostas básicas em uma entrevista de emprego e, muitas vezes, são elas que definem quem será contratado.

“Perguntas como por que você se interessou pela vaga, sobre seus pontos fortes e a serem aperfeiçoados e experiência profissional sempre farão parte em uma entrevista. Portanto, se prepare para esses questionamentos por meio de treinos e da memorização de respostas”, explica Laila.

A aparência conta muito

Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. A especialista explica que, em uma entrevista de emprego, o candidato deve ter uma aparência agradável, que não fuja do padrão esperado para a ocasião.

“Não ser o centro das atenções já é o começo. Desta forma, tente não fugir do perfil da empresa. Vista uma roupa semelhante aos seus colegas de profissão, que não seja tão formal como um terno e nada desleixado.”

Clareza e tranquilidade são essenciais

Não precisa exagerar nas respostas, com palavras muito difíceis e circunlóquios. Nos processos seletivos, o ideal é ter uma comunicação clara e objetiva, além de mostrar tranquilidade e domínio da situação.

“Por meio dessas habilidades, e do desenvolvimento delas, os profissionais criam relações mais fáceis, são mais desenvoltos na resolução de problemas, passam uma imagem de confiança e credibilidade”, explica Laila.

Como se preparar para entrevistas online?

O candidato pode até se sentir mais à vontade em entrevistas online, cada vez mais comuns nessa era de distanciamento social e crescimento do home office, mas ele também precisa se preparar para tais ocasiões.

“O diferencial para essa nova modalidade de entrevistas é que, além do entrevistado ser avaliado, seu ambiente em volta também está sujeito a análise. Então, capriche em uma iluminação de qualidade e, de preferência, escolha um plano de fundo limpo, sem distrações, que possa chamar atenção do entrevistador.”

Além de especialista em oratória, Laila A.Weijntraub é fundadora e CEO do Clube da Fala, empresa voltada para a melhoria da comunicação dentro e fora do ambiente corporativo. Com técnicas inovadoras de fonoaudiologia, psicologia, neurociência e até teatro, a marca já atendeu mais de 10 mil alunos em todo o país.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.