Antecipe-se! Descubra o valor do seu salário previdenciário através do nosso simulador

Pontos-chave
  • Portal FDR possuí diversas calculadoras trabalhistas e previdenciárias;
  • O INSS libera salários a depender da condição do solicitante;
  • Simulador completo da aposentadoria pode ser acessado no portal do INSS.

O FDR possuí uma série de calculadoras e simuladores para o trabalhador brasileiro. Entre elas, a calculadora que mostra quanto é possível receber de salário previdenciário por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O acesso é gratuito e garante tirar todas as dúvidas do cidadão.

Antecipe-se! Descubra o valor do seu salário previdenciário através do nosso simulador
Antecipe-se! Descubra o valor do seu salário previdenciário através do nosso simulador (Imagem: FDR)

Além do salário previdenciário, a calculadora do FDR possuí a opção para visualizar quanto o cidadão deve contribuir para o INSS. Além de outras informações, como: cálculo de férias, 13° salário, rescisão trabalhista e seguro desemprego.

O pagamento de aposentadoria feita pelo INSS é liberado em algumas situações. Para tanto, o segurado precisa ter cumprido com os requisitos necessários para a modalidade pela qual vai se aposentar.

Existem regras específicas para cada situação. Entre elas, o tempo mínimo de contribuição para a Previdência Social e a idade mínima.

Além disso, para a aposentadoria por invalidez, por exemplo, o cidadão deverá passar por perícia médica a fim de comprovar que sua incapacidade é permanente.

Salário previdenciário

O salário previdenciário é uma forma geral de considerar um rendimento vindo da Previdência. O mais desejado pela população contribuinte do INSS é a aposentadoria. No entanto, é possível ter acesso ao salário previdenciário em outras situações.

Isso, se necessitar do pagamento da Previdência Social ao se acidentar, adoecer, ou caso seja dependente de um falecido segurado do INSS.

Confira a lista de benefícios liberados atualmente para um segurado do Instituto:

  • Auxílio doença (Benefício por Incapacidade Temporária);
  • Auxílio acidente;
  • Auxílio reclusão;
  • Aposentadoria (por invalidez, tempo de contribuição, por idade, rural ou especial);
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Salário família;
  • Pensão por morte; e outros.

Cada benefício possuí regras específicas, como tempo de contribuição para o pedido, valor do salário e etc. Para saber mais sobre cada um deles, e tudo o que houver de novidade a respeito, acesse as notícias sobre o INSS no FDR. 

Calculadora do FDR

Fica disponível para os leitores do site, uma série de calculadoras e simuladores. Fique tranquilo, não é necessário informar nenhum dado pessoal ou senha de portais.

A simulação é feita sempre com informações básicas, por exemplo: valor de salário, número de contribuições ao INSS, últimos rendimentos e etc. Por isso, além de simular o seu possível salário previdenciário e direitos trabalhistas, também pode fazer o cálculo para terceiros, como filhos, cônjuges e amigos.

No cálculo de contribuição ao INSS, basta informar quanto é recebido de salário bruto todos os meses que automaticamente o sistema vai lhe mostrar o valor a ser descontado para a Previdência.

Agora, se o desejo é saber sobre o cálculo da aposentadoria. Confira todas as informações do salário previdenciário por aqui. 

O processo também é gratuito e não exige nenhum cadastro ou assinatura no portal. Basta usar da maneira como quiser.

Simulador de aposentadoria no Meu INSS

Quem desejar informações mais completas e específicas sobre o seu salário previdenciário para aposentadoria, deve acessar o simulador do Meu INSS. 

Para tanto, será preciso fazer login com seus dados do Gov.br. O sistema vai reconhecer o usuário, e contabilizar todas as suas contribuições, sua idade e dados necessários para solicitação do benefício.

O sistema ainda vai mostrar se o cidadão tem direito a alguma das aposentadorias disponíveis no INSS. E ainda, quantos anos e quantos meses de carência faltam para que sejam alcançadas as regras necessárias.

Confira como acessar:

  • Acesse o Meu INSS e faça login com os dados do Gov.br;
  • Na página principal o portal já mostra seu tempo de contribuição em “Simular aposentadoria”, clique na opção “Mais detalhes”;
  • Tenha acesso as informações completas sobre a sua aposentadoria.

Atualmente, o mínimo necessário de contribuições é de 180 meses. Mas, é preciso alcançar outras regras.

Entre elas, idade de 65 anos para homens e 61 anos e 6 meses para mulheres em 2022. Em 2023, a idade mínima para as mulheres passa a ser de 62 anos.

Além da aposentadoria, os requisitos para os demais benefícios do INSS também podem ser consultados neste portal. Não há simulador para estes salários, mas as regras são informadas.

No FDR, caso queira saber quanto receberá no salário família, por exemplo, você consegue descobrir aqui!. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]