Mais de 200 mil estudantes já solicitaram renegociação de dívida com o Fies; saiba como solicitar

Após lei sobre a renegociação de dívidas com o Fies ser publicada, o número de usurários a solicitar esse recurso ainda deve aumentar. A medida provisória que autoriza a negociação está em vigor desde março, mas a lei só foi sancionada na última semana; veja quais os benefícios oferecidos pelo Governo Federal.

publicidade
Mais de 200 mil estudantes já solicitaram renegociação de dívida com o Fies; saiba como solicitar
Mais de 200 mil estudantes já solicitaram renegociação de dívida com o Fies; saiba como solicitar (Imagem: FDR)

De acordo com o Ministério da Educação, dos 2,6 milhões de contratos assinados até 2017, mais de 2 milhões estão na fase de amortização, o montante de saldo devedor é de R$ 87,2 bilhões.

Mais de um milhão desses usuários do Fies estão em situação de inadimplência há mais de 90 dias, ou seja, de 51,7%.

publicidade

A renegociação se tornou lei para ajudar aqueles estudantes que ficaram inadimplentes em decorrência da pandemia de covid-19.

“A ideia é diminuir o número de inadimplentes no Fies, muitos atingidos pela crise econômica causada pela pandemia de Covid-19, dando oportunidade para que consigam quitar as suas dívidas e possam agora retornar a uma vida financeira mais equilibrada”, destaca o presidente do FNDE, Marcelo Ponte.

Número estudantes já solicitaram renegociação de dívida com o Fies

Até o momento mais de 200 mil estudantes fizeram a renegociação da dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil.

O número é baixo se comparado ao total de usuários inadimplentes que o programa apresenta. O processo deve ser feito pela pessoa através dos canais de atendimento da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

Com a publicação da Lei, feita na última semana, os usuários inadimplentes ganharam alguns “benefícios” para regularizar a situação; confira:

Para estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias na data de 30 de dezembro de 2021:

publicidade
  • Poderá ser concedido desconto de até 77% do valor da dívida.

Alunos inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias quando da data de 30 de dezembro de 2021:

  • Poderá ser concedido desconto de até 99% do valor consolidado da dívida.
publicidade

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.