IRPF: 2º lote das restituições e pago nesta quinta-feira (30); saiba se será contemplado

Conforme previsto em calendário, o 2° lote das restituições do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) será depositado neste dia 30 de junho. A consulta pelo pagamento já está disponível desde a última semana, por meio do site da Receita Federal. Neste lote serão distribuídos R$ 6,3 bilhões. 

publicidade
IRPF: 2º lote das restituições e pago nesta quinta-feira (30); saiba se será contemplado
IRPF: 2º lote das restituições e pago nesta quinta-feira (30); saiba se será contemplado(Imagem: Montagem/FDR)

No pagamento deste lote de restituições do IRPF, serão beneficiadas 4.250.448 pessoas. A prioridade é dada para idosos e pessoas com deficiência, em seguida são inclusos aqueles que enviaram o documento até 19 de março. Dessa vez, o valor conta com correção de 1%, conforme previsto pela Selic.

A restituição é paga para os contribuintes que deduziram seus gastos na declaração do Imposto de Renda. E, por isso, receberam uma espécie de desconto no valor final do tributo. Agora, terão direito ao pagamento de um “troco” garantido pela Receita Federal.

publicidade

Quer dizer, a diferença entre o que foi pago e o que conseguiu desconto. A restituição vale apenas para quem mais pagou impostos do que recebeu rendimentos. Para aqueles que compraram uma casa, por exemplo, mas não deduziram, não há o que receber.

Consultar restituição do IRPF

Caso não tenha sido incluso no primeiro lote de pagamentos da restituição, que aconteceu em maio, o cidadão pode estar neste segundo pagamento. Ao todo, serão cinco pagamentos de restituição do IRPF.

Atualmente, a Receita Federal libera o segundo lote. O último acontecerá em setembro. Para saber se vai resgatar seu dinheiro neste mês, o cidadão deve:

  • Acessar o portal do IRPF no site da Receita Federal;
  • Clicar em “Consulta da Restituição”;
  • Informar o número de CPF e a data de nascimento;
  • Pronto! O portal mostra se há dinheiro a receber, e se o cidadão foi incluso neste lote.

Pagamento do lote

Para quem recebe a restituição pela primeira vez, deve estar atento ao pagamento do lote. Como de costume, o valor caí na conta que o cidadão informou no momento de enviar sua declaração do Imposto de Renda. 

Além dos bancos tradicionais, quem possuí conta corrente em bancos digitais também poderão receber o crédito por lá.

publicidade

O valor fica disponível para resgate em até um ano. Caso perca o prazo, será necessário solicitar o crédito no Banco do Brasil. Por meio de uma agência bancária ou nos atendimentos telefônicos.

Nos telefones: 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Os pagamentos acontecerão em:

publicidade
  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 29 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 30 de setembro.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.