Imposto de Renda: Receita Federa paga 2º lote da restituição nesta semana

Nesta quinta, 30, a Receita Federal pagará o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Foram incluídos neste lote 4.250.448 contribuintes que receberão o montante de R$6,3 bilhões, o mesmo valor pago no primeiro lote. Saiba como consultar.

Declarou o Imposto de Renda atrasado? Veja como pagar a multa
Imposto de Renda: Receita Federa paga 2º lote da restituição nesta semana(Imagem: FDR)

Segundo lote de restituição do IR

Neste lote foram incluídos 87.401 idosos com idade acima de 80 anos, 675.495 com idade entre 60 e 79 anos, 48.913 contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 661.831 pessoas que tem no magistério sua maior fonte de renda. Também entraram neste segundo lote 2.776.808 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de março.

Como consultar

Para fazer a consulta e saber se vai receber a restituição no segundo lote, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. Para fazer uma consulta simples, clique aqui, digite seu CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Caso apareça o status dizendo “em fila para restituição”, quer dizer que é só aguardar os próximos lotes para saber quando vai receber.

Quem tem pressa em receber a restituição precisa entregar a declaração do IR o mais breve possível. Isto porque quanto mais cedo o contribuinte entrega a declaração, mais chances ele tem de ser incluído nos primeiros lotes.

Prioridade de recebimento 

Nos primeiros lotes de restituição do IR são incluídos aqueles que tem prioridade legal sendo: idosos com mais de de 60, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas que tem no magistério sua maior fonte de renda. 

Também costuma receber nos primeiros lotes aqueles contribuintes que entregam a declaração mais cedo. 

Calendário de restituição do IR 2022

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.