A Receita Federal liberou a consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2022. O depósito será realizado na conta do contribuinte no dia 30 de junho. De acordo com o órgão, o valor total do lote será de R$ 6,3 bilhões e 4.250.448 contribuintes serão contemplados.
O 2º lote de restituição do IRPF já está disponível para consulta desde a última quinta-feira (23). O pagamento ocorrerá na próxima semana. Neste lote serão contemplados idosos, pessoas com deficiência, doentes graves e professores. Veja o detalhamento dos contemplados nessa rodada:
- 87.401 idosos acima de 80 anos;
- 675.495 com idade entre 60 e 79 anos;
- 48.913 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave; e
- 661.831 cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Além desses, o 2º lote contemplará 2.776.808 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração do IRPF até o dia 19 de março. Ao todo são cinco lotes, sendo um em cada mês consecutivo. O pagamento sempre ocorre no último dia útil do mês. Veja as datas de pagamento dos lotes:
- 1º lote – 31 de maio;
- 2º lote – 30 de junho;
- 3º lote – 29 de julho;
- 4º lote – 31 de agosto;
- 5º lote – 30 de setembro.
A Receita Federal teve um número recorde de declarantes neste ano, sendo mais de 36,3 milhões de declarações. Diante disso, o fisco deverá pagar a restituição a 61% dos contribuintes, ou seja, 22,1 milhões de brasileiros.
É importante lembrar que o pagamento da restituição acontece, primeiramente, para o grupo de prioridades. Após isso, é considerada a data de envio da declaração. Sendo assim, quanto mais cedo entregar, mais cedo recebe a restituição. São prioridades:
- Idosos acima de 60 anos;
- Pessoas com alguma deficiência física ou mental;
- Pessoas com doenças graves;
- Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Como consultar a restituição do IRPF?
- Acesse o site Meu Imposto de Renda;
- Selecione a opção “Consultar a Restituição”;
- Informe o número do CPF, o ano da declaração (2022) e a data de nascimento.
Para mais detalhamento, o contribuinte deve acessar o portal e-Cac. Nessa plataforma é possível saber o status da declaração. Além disso, é apresentado se há alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na “malha fina”. No caso de erros, é possível fazer a retificação no próprio site.