Empréstimo Consignado: Nova margem do INSS libera MAIS DINHEIRO para beneficiários

A margem do INSS para empréstimo consignado foi novamente ampliada. No começo do ano houve uma redução na margem, no entanto, o Governo Federal entendeu que esta é uma forma crucial para expandir o acesso ao crédito por todo o Brasil.

A ampliação faz parte de um pacote de estímulos à economia do país. Dessa forma, será possível aumentar a circulação de dinheiro no país, assim como aconteceu no início da pandemia da Covid-19.

Com a novidade também foram anunciados novos públicos com aumentos na margem consignável. Sendo assim, a partir de agora, os beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também foram alcançados pela ampliação da margem.

Nova margem para empréstimo consignado

De acordo com a Medida Provisória (MP) nº 1.106, de 2022, o Governo Federal liberou um aumento de 5% na margem do empréstimo consignado de agora em diante. Desta forma, o limite máximo a ser contratado pelos segurados do INSS. Desta forma, o percentual liberado através do consignado será distribuído da seguinte maneira:

  • 35% deve ser destinado ao empréstimo pessoal;
  • 5% serão reservados às despesas e saques feitos com o cartão de crédito consignado;

Lembrando que o percentual de 40% também vigorou durante o ano de 2021, como uma maneira de amortizar os impactos financeiros provocados pela pandemia da Covid-19.

Contudo, a lei que regulamentou o consignado na época, de número 14.131, de 2021, estabelece um prazo de validade, de modo que a partir do dia 1º de janeiro de 2022, o percentual habitual de 35% voltasse a vigorar.

Destacando que, de todas as modalidades de crédito disponíveis no mercado financeiro hoje, a opção do consignado é a que oferece mais vantagens, especialmente aos segurados do INSS devido aos juros reduzidos.

Empréstimo Consignado no Auxílio Brasil

Os beneficiários do Auxílio Brasil também terão direito ao crédito consignado com a nova margem, no entanto, essa decisão foi vista com desconfiança por especialistas.

Há quem diga que a concessão de uma espécie de linha de empréstimo direcionada a este público pode ser responsável pelo endividamento das famílias de baixa renda, opinião que tem causado polêmica. Porém, em nota à imprensa o Governo Federal informou que o percentual do consignado não pode ultrapassar os 40%.

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.