Estes recursos podem ‘bombar’ o seu LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo. Através dela, é possível aumentar a sua rede de contatos, dar mais visibilidade ao seu trabalho e, claro, conseguir um bom emprego. Esses objetivos, inclusive, podem ser alcançados mais facilmente com alguns recursos que a própria plataforma, mas que muitos usuários ainda desconhecem.

Conheça, a seguir, 5 recursos “escondidos” do LinkedIn que te ajudam a dar um up na sua carreira.

1. Social Selling Index (SSI)

O Social Selling Index ou SSI é um índice elaborado pelo próprio Linkedin que mede o desempenho do seu perfil na rede social. Para chegar ao resultado, são analisados fatores como a sua interação com outros usuários, se você publica conteúdos relevantes, se faz contato com as pessoas certas, etc.

Para checar o seu SSI, acesse o link http://linkedin.com/sales/ssi. Na página, o LinkedIn mostrará em detalhes o seu desempenho e ainda dará dicas de como melhorá-lo.

2. Modo de criação

Publicar conteúdos relevantes é uma excelente forma de aumentar o seu alcance e a melhorar sua marca profissional no Linkedin. A plataforma oferece um modo específico para quem deseja criar conteúdos, chamado de modo de criação.

Para ativá-lo, clique na aba “Recursos”, localizada na página do seu perfil.

O modo de criação substitui o botão “conectar” no seu perfil, libera o uso de hashtags e faz com que os seus conteúdos sejam mais facilmente encontrados pelos usuários certos.

3. Recursos de pesquisa

O LinkedIn é muito utilizado para pesquisar vagas de emprego e também empresas e profissionais. Você pode tornar essas pesquisas mais eficientes usando os seguintes operadores:

  • NOT: Adicione NOT para mostrar ao Linkedin que você deseja excluir uma palavra-chave da sua busca. Exemplo: se você digitar “engenheiro NOT civil”, serão mostrados resultados relacionados a “engenheiro”, mas não a “civil”.
  • OR: Adicione OR para mostrar que ao menos um dos termos pesquisados devem aparecer na sua pesquisa. Exemplo: “redator OR jornalista”.
  • AND: Adicione AND se desejar que os dois resultados apareçam juntos. Exemplo: “redator AND Belo Horizonte”.
  • aspas: Use aspas para concentrar a sua busca em um termo.

4. Perfil em outra língua

Usando outra língua no seu perfil você expande o seu alcance para além do Brasil e dos falantes de português. Mas não é necessário usar a outra língua no seu perfil original, o que pode incomodar quem não a domina. Basta criar um perfil “espelhado”, que aparecerá automaticamente em outras línguas e terá link idêntico ao do original.

Para ativar esse recurso, clique em “Editar perfil” > “Visualizar perfil como” > “Criar perfil em outro idioma”.

5. URL personalizada

Ao personalizar a URL do perfil, o usuário troca aquelas letras e números aleatórios pelo próprio nome ou outros termos que ajudam a identificá-lo na rede social.

Para alterar sua URL, acesse o perfil, clique em “Editar perfil público e URL” e, em seguida, em “Editar sua URL personalizada”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Amaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.