Conheça o mapa mental e entenda como ele pode fazer o seu negócio crescer

O Mapa mental pode ser uma ferramenta importante na gestão do seu negócio. Para quem pretende iniciar no ramo do empreendedorismo ou para quem já está à frente de uma empresa, mas não visualiza crescimento, o mapa mental é uma estratégia simples e eficiente de sucesso.

Apesar de parecer se tratar de uma ideia complexa de se construir, o FDR garante que é bem mais simples do que resolver os problemas que a falta de um pode causar a sua empresa. A seguir, conheça o mapa mental e entenda como ele pode fazer o seu negócio crescer;

O que são os mapas mentais?

Pensados para facilitar a sua vida, os mapas mentais se tratam de ferramentas que reúnem informações de forma estratégica e objetiva. Inicialmente pensado pelo psicólogo inglês, Tony Buzan, o sistema está diretamente relacionado à gestão de projetos.

O mapa mental organiza conteúdos e anotações de forma que permite maior êxito na solução dos problemas. Ao explicar a estrutura da ferramenta, muitas vezes existe a comparação com galhos de uma única árvore, todas as informações partindo de um mesmo ponto e ramificado com um tronco e seus galhos.

Organizado de maneira direta, os mapas não carregam conteúdos extensos, suas ramificações revelam palavras-chaves para temas maiores. 

Como um mapa mental pode ser útil ao meu negócio?

Agora que você empreendedor, já conhece o conceito de mapa mental, saber como aplicar a sua empresa vai ser muito mais fácil. 

Através da ferramenta, conceitos e informações relacionadas ao seu negócio serão ramificadas e estruturadas. Assim, será possível visualizar suas ideias, os desafios, além de prevenir problemas e determinar o tempo, e os passos que seu projeto deve seguir.

Dentro de uma empresa, o uso dos mapas mentais é adotado como uma visão sistêmica do negócio. Por fim, é importante destacar que a ferramenta pode ser aplicada em qualquer departamento, desde o planejamento do menor dos projetos, até algum que pareça assustador de tão grande, o mapa mental vai permitir que você veja o desafio como ele é e esteja preparado para as adversidades do caminho. Coloque em prática as dicas trabalhadas ao longo do material e veja seu negócio crescer diante do sucesso dos projetos feitos com a ajuda dos mapas mentais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.