- Bradesco, Caixa, Itaú, Banco do Brasil e Santander possuem as melhores condições de financiamento;
- Calculadora do FDR te ajuda a simular condições de financiamento;
- Consumidor pode contar com três modalidades de financiamento.
Ter o próprio carro ou moto é um dos sonhos mais populares. Para muitas pessoas o financiamento do veículo é a única maneira de tornar esse sonho realidade, especialmente após a valorização deste mercado durante a pandemia.
Esta é uma aquisição com valor considerável, e requer planejamento para concretizar o financiamento do veículo. Antes de mais nada, é importante saber que existem várias modalidades de financiamento atualmente e o FDR selecionou as principais para você!
Crédito Direto ao Consumidor
É basicamente um empréstimo, no qual a instituição financeira concede o crédito junto a uma taxa de juros fixa sobre o valor total adquirido. Esta taxa incide perante a contratação, o que quer dizer que o veículo permanece aliado até a quitação.
Leasing
Essa modalidade é bastante semelhante a um aluguel, tendo em vista que o banco empresta o dinheiro ao cliente. Mas deste momento em diante, ele se torna o verdadeiro proprietário do veículo até que o valor da contratação seja quitado. Destacando que, em casos de inadimplência, a instituição toma posse do veículo e o cliente não terá direito a receber nenhum saldo investido.
Consórcio
O consórcio é o modelo mais diferente, pois através dele participa-se de um grupo de compradores com o objetivo em comum de comprar um veículo. Para isso, existem administradoras especializadas, responsáveis pela organização desses grupos e que garantem o recebimento do crédito a todos que mantêm as parcelas em dia.
Em tese, o participante do consórcio paga uma quantia semelhante à prestação do carro a cada mês, mas será autorizado a receber o valor total somente quando for contemplado, quando for feito um lance vencedor ou quando chegar ao fim da participação no grupo com tudo pago.
Top 5 melhores bancos para financiamento de veículo
Caixa Econômica Federal (CEF)
A Caixa possibilita o financiamento de veículo em até 80% do valor total. As taxas de juros são pré-fixadas a partir de 1,49% ao mês e sem tarifas adicionais. O diferencial consiste na possibilidade de financiar motos também, e não apenas carros.
O cliente poderá parcelar o financiamento em até 60 meses, podendo amortizar uma parte ou quitar antecipadamente o saldo devedor. Na hipótese de um seguro para o carro também ser contratado, existem condições de pagamento distintas.
Destacando que o financiamento de veículo usado se limita aos modelos com menos de 10 anos de fabricação. A Caixa ainda possibilita a contratação de um novo financiamento logo que o primeiro for quitado. Inclusive, a contratação original pode ser usada como garantia para conseguir descontos.
Banco do Brasil (BB)
O financiamento de veículo pelo Banco do Brasil é exclusivo aos clientes da instituição financeira. Os correntistas têm didreito a descontos especiais quando optam por pela contratação conjunta ao Seguro Auto BB.
A vantagem está na facilidade do procedimento, que pode ser feito diretamente pelo aplicativo do banco. Pela plataforma é possível obter todas as condições do financiamento, como as taxas de juros que são de 1,99% ao mês, totalizando em 26,74% ao ano.
O débito pode ser parcelado em até 60 meses, com 180 dias de carência. O cliente tem autonomia para escolher entre veículos novos e usados, sendo que, no segundo caso, é preciso que tenham até 10 anos de fabricação.
Santander
No banco Santander, somente os clientes podem contratar o financiamento de veículo. Basta fazer uma proposta online e uma simulação para saber quais são as condições do contrato. As taxas são de 1,92% ao mês e 25,69% ao ano. A dívida pode ser parcelada em até 60 meses.
Itaú
Já no Itaú, qualquer pessoa pode solicitar o financiamento de veículo, é só acessar o portal do banco para fazer uma simulação. O financiamento pode ser usado tanto para carros novos quanto usados, veículos leves e utilitários para pessoas físicas. Se tratando de carros usados o modelo deve ter, no máximo, oito anos de fabricação.
Bradesco
Nesta modalidade, somente os correntistas do Bradesco podem solicitar o financiamento. As condições do contrato são personalizadas de acordo com as possibilidades e preferências de cada cliente. É importante ter em mente que o processo é submetido à análise de crédito, logo, um score baixo pode afetar as chances.
As taxas de juros são equivalentes às do mercado, sendo 1,97% ao mês e 26,40% ao ano. O débito automático em conta corrente ou boletos são as formas de pagamento disponibilizadas pelo Bradesco.
Calculadora de financiamento de veículo
Para te auxiliar nesta conquista, o FDR disponibiliza a calculadora de financiamento de veículo. Por ela, basta inserir informações como o valor do veículo, da entrada, taxas de juros e tempo do financiamento para saber as condições mais viáveis disponíveis.