Revalida 2022.2 está com inscrições abertas

A partir de hoje, 21, é possível fazer a inscrição na primeira etapa do Revalida 2022.2. O exame possibilita que pessoas diplomadas em medicina no exterior atuem no Brasil. Podem participar brasileiros e extrangeiros que desejam atuar como médico no país; saiba mais.

Revalida 2022.2 está com inscrições abertas
Revalida 2022.2 está com inscrições abertas (Imagem: FDR)

O INEP abriu hoje, 21, as inscrições para a primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022.2.

As provas dessa primeira fase serão aplicadas no dia 7 de agosto, em oito cidades brasileiras:

Brasília (DF); Campo Grande (MS); Curitiba (PR); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Rio Branco (AC); Salvador (BA) e São Paulo (SP).

Revalida 2022.2

Com a abertura das inscrições os interessados têm até o dia 27 de junho, próxima segunda-feira, para manifestar interesse em participar do exame; esse prazo também é o mesmo para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social no exame.

Têm direito a participação todos aqueles que possuem diploma de medicina reconhecido pelo MEC ou órgão equivalente do país de origem do documento.

Esse documento deve estar autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Documentos Públicos Estrangeiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

Inscrições Revalida 2022.2

As inscrições podem ser feitas pela Página do Exame e a taxa é de R$ 410,00. O pagamento deve ser realizado até o dia 30 de junho, em qualquer agência bancária ou casa lotérica, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Revalida

Criado em 2011, o Revalida faz parte dos exames aplicados pelo INEP e tem o objetivo de revalidar o diploma de medicina expedido no exterior.

São duas etapas, teórica e prática, que abordam as cinco grandes áreas da medicina:

Clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

O objetivo é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional de acordo com os princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.