Solicitações do Vale Gás ainda podem ser feitas pelo CadÚnico

O benefício do Vale Gás é concedido para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e visa auxiliar famílias na compra do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Para ter acesso ao valor é preciso estar inscrito no CadÚnico. 

Solicitações do Vale Gás ainda podem ser feitas pelo CadÚnico
Solicitações do Vale Gás ainda podem ser feitas pelo CadÚnico.

Com pagamento bimestral, o Vale Gás retornou nesta sexta-feira (17) de junho, sendo realizado por ordem, de acordo com o número do NIS de cada inscrito no CadÚnico que foi selecionado pelo Ministério da Cidadania para receber o Vale Gás.

O valor do pagamento varia a cada parcela  e é definido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que realiza o cálculo da média do preço do gás nos meses anteriores.

CadÚnico 

Por meio do Cadúnico, o Ministério da Cidadania, responsável pela gestão do benefício, tem acesso às informações cadastrais das famílias possibilitando a análise dos perfis que se encaixam nos pré-requisitos para recebimento do programa.

 De acordo com o governo, desde  o início dos pagamentos, em janeiro de 2022, o vale gás está sendo oferecido para cerca de 5,39 milhões de brasileiros.

 As famílias inscritas no CadÚnico que recebem o Vale Gás devem possuir renda familiar mensal per capita de valor igual ou menor que meio salário mínimo, o equivalente a R$ 606. 

Como realizar a inscrição no CadÚnico

Para ter acesso ao Vale Gás e a outros programas do governo é preciso estar inscrito em sua plataforma social. Para isso, um representante familiar maior de 16 anos deve ir ao Centro de Referência e Assistência Social, CRAS, mais próximo com os seguintes documentações em mãos: 

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade – RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor;
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – somente se a pessoa for indígena.

É importante que o representante familiar tenha também documentos oficiais de todos os membros da família.

No CRAS o representante familiar passará por uma entrevista e seu cadastro será analisado.

Ao estar inscrito no Cadastro Único, a seleção é feita de maneira automática, ou seja, caso o cadastrado esteja apto ao recebimento do Vale Gás, o mesmo será colocado no benefício.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.