O levantamento BranZ 2022, realizado pelo Kantar, revelou as empresas mais valiosas do mundo. Liderando a lista aparece a gigante da tecnologia Apple, que segundo a pesquisa, está prestes a se tornar a primeira marca a atingir o patamar de trilhões de dólares, com um valor de marca de US$ 947,1 bilhões.
Logo depois da Apple, aparece o Google, que segundo o Kantar Ibope, é “um dos destaques de crescimento mais rápidos na classificação”. A pesquisa mostrou que a empresa obteve um incremento no valor de marca de 79%, ou de US$ 819,6 bilhões.
A pesquisa mostrou ainda que o valor combinado das 100 marcas mais valiosas do mundo aumentou 23% em 2021, o que revela um crescimento de US$8,7 trilhões.
Apenas uma marca da América Latina entrou no ranking, o Mercado Livre, que se torna a empresa argentina pioneira na listagem desde 2006, ano de criação do BrandZ.
TOP 10
Fora as empresas citadas, no top 10 de 2022 apareceram também a Amazon, que caiu duas posições e ficou em terceiro, a Microsoft e a Tencent, que permaneceram na quarta e na quinta colocação; e o Facebook que despencou duas posições e agora ocupa o oitavo lugar.
Também aparece nas primeiras posições a famosa rede de fast food McDonald’s, que cresceu três posições, indo para o sexto lugar; a bandeira de cartões Visa, que agora ocupa o sétimo lugar, e o e-commerce chinês Alibaba, que caiu duas posições e está em nono neste ano.
Fechando o top 10 aparece a Louis Vuitton, famosa fabricante de produtos de luxo, que subiu 11 posições e obteve um incremento de 64% no valor de marca. A marca agora se firma como a primeira europeia a ocupar o ranking com as 10 maiores marcas globais desde 2010.
Top 10
Posição no ranking 2022 | Marca | Mudança na classificação | País de origem | Valor da marca em 2022 (US$ mi) | Valor da marca em 2021 (US$ mi) | % de mudança do valor da marca 2022 vs. 2021 |
1 | Apple | 1 | Estados Unidos | 947.062 | 611.997 | 55% |
2 | 1 | Estados Unidos | 819.573 | 457.998 | 79% | |
3 | Amazon | -2 | Estados Unidos | 705.646 | 683.852 | 3% |
4 | Microsoft | 0 | Estados Unidos | 611.460 | 410.271 | 49% |
5 | Tencent | 0 | China | 214.023 | 240.931 | -11% |
6 | McDonald’s | 3 | Estados Unidos | 196.526 | 154.921 | 27% |
7 | Visa | 1 | Estados Unidos | 191.032 | 191.285 | 0% |
8 | -2 | Estados Unidos | 186.421 | 226.744 | -18% | |
9 | Alibaba | -2 | China | 169.966 | 196.912 | -14% |
10 | Louis Vuitton | 11 | França | 124.273 | 75.730 | 64% |