Seguro-desemprego ganha duas parcelas extras; veja quem tem direito

Seguro-desemprego é prorrogado e ganha duas parcelas extras para trabalhadores de Pernambuco e Alagoas que se encontram em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas registradas nos estados.

Seguro-desemprego ganha duas parcelas extras; veja quem tem direito (Imagem: FDR)
Seguro-desemprego ganha duas parcelas extras; veja quem tem direito (Imagem: FDR)

O pagamento das novas parcelas foi uma decisão do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) que deve ser realizado para aqueles que tiveram a situação de emergência declarada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Ampliação do seguro-desemprego em Pernambuco e Alagoas

A resolução de n° 950 que prevê a ampliação do seguro foi estabelecida em 3 de junho de 2022, tendo sido publicada no Diário Oficial da União, no dia 7 de junho.

Segundo o Codefat, os trabalhadores que terão direito ao recebimento das parcelas extras do seguro serão aqueles que foram demitidos entre o período de 1 de dezembro de 2021 e 31 de maio de 2022 e se encontram na situação de emergência por residirem em municípios afetados pelas recentes enchentes.

Saiba quem tem direito às parcelas extras do seguro-desemprego

O pagamento do seguro-desemprego é um direito que visa promover assistência financeira temporária para trabalhadores que foram dispensados sem justa causa. Em geral, o seguro possui de três a cinco parcelas, no valor mínimo de um salário. 

A assistência é concedida aos trabalhadores formais que possuem registro, empregados domésticos, pescadores que atuam com registro, além de pessoas resgatadas de trabalho análogo à escravidão.

Diante das tragédias relacionadas às chuvas que vem acontecendo em municípios de Pernambuco e Alagoas, as vítimas das enchentes serão amparadas pelo benefício por mais duas parcelas. É válido destacar que a ampliação do seguro apenas será concedida para aqueles que cumprem com os pré-requisitos e residem em pontos reconhecidos como áreas atingidas.

Entre as cidades em situação de emergência reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, estão: 

Pernambuco

Alagoas

 

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.
Sair da versão mobile