Sem dúvidas, a novela Pantanal da TV Globo é o maior sucesso da emissora nos últimos anos. A novela vem garantido uma excelente aceitação e repercussão com o público, alem de ótimos índices de audiência. É claro que isso acaba refletindo no faturamento e Pantanal vem enchendo os cofres da Globo. No entanto, é justamente neste ponto que a emissora vem encontrando dificuldades.
O sucesso da novela gerou uma enorme fila de anunciantes que estão ávidos por um espaço nos intervalos da produção global, no entanto, eles já estão lotados e a emissora não sabe o que fazer para encaixar todos eles.
De acordo com o site Na Telinha, o departamento comercial da Globo teve que estabelecer uma fila para dar conta da alta demanda que a novela trouxe.
A produção que já teve cerca de 50 capítulos exibidos, já acumula um faturamento de R$800 milhões, cifras que raramente são registradas pela TV. A novela só perde para Avenida Brasil (2012), que obteve um faturamento de R$ 1,5 bilhão e de A Dona do Pedaço (2019), que ficou com R$ 1 bilhão de faturamento. No entanto, a Globo avalia internamente que se trata de uma questão de tempo até que Pantanal ocupe o segundo lugar.
De acordo com um produtor da Globo que foi consultado pela matéria do Na Telinha, existem no mínimo 30 empresas interessadas em anunciar nos intervalos da produção a nível nacional. Considerando a procura por região, ela é ainda mais alta, no entanto, a Globo não centraliza este tipo de dado.
Chegou a ser cogitado que a novela tivesse mais um intervalo, mas, isso foi descartado para que o capítulo não ficasse muito longo e prejudicasse a audiência.
A novela também é o maior investimento já realizado pelo setor de dramaturgia. Segundo estimativas de mercado, com pré-produção, deslocamento e manutenção de equipamentos de custo milionário, mais filmagens, estadia de uma equipe enorme de atores, produtores e técnicos, tenha custado no total cerca de R$ 180 milhões. A novela tem previsão de durar 216 capítulos.