Em maio, as vendas por financiamento de veículos totalizaram 478 mil unidades, entre novos e usados. O número, que abrange autos leves, motos e pesados no país, representa uma alta de 13,7% em relação a abril. Os dados foram divulgados pela B3, na última quinta-feira (9).
No mês de abril, os financiamentos de veículos somaram 422 mil unidades. Em relação ao número registrado em maio de 2021, as vendas financiadas de veículos caíram 5% no quinto mês deste ano.
Números de financiamento de veículos por segmentos
O segmento de autos leves apresentou alta de 13,2% em comparação ao mês anterior — com destaque para a elevação de 22,3% no financiamento de veículos novos. O número de financiamento de autos leves teve queda de 9,7% em comparação ao mesmo mês do ano passado.
Por mais um mês, o segmento de motos foi o que registrou maior aumento no número de financiamento, com 107 mil unidades. Em relação ao mês anterior, houve um crescimento de 15,8%. Já em relação a maio de 2021, a elevação foi de 18,6%.
Já com relação ao financiamento de veículos pesados, a alta foi de 11,3% em relação a abril. Contudo, na base anual, foi observada uma queda de 14%.
Dados recentes estão abaixo do registrado no ano passado
Segundo a superintendente de Planejamento da B3, Tatiana Masumoto, mesmo com uma leve melhora no número de veículos financiados por dia útil nos últimos meses, os dados indicam que o mercado ainda segue em um nível abaixo — em relação aos períodos equivalentes em 2021.
No acumulado de janeiro a maio deste ano, as vendas financiadas de veículos totalizaram 2.175 mil unidades. Esse número representa uma diminuição de 8,4% em comparação ao mesmo período de 2021. Isso equivale a uma queda de 199 mil unidades financiadas.
O financiamento de veículos
O financiamento de veículo funciona como um empréstimo. Ele é oferecido a alguém que deseja comprar um veículo novo, usado ou seminovo — mas não possui dinheiro suficiente para a adquirir à vista ou dar uma entrada considerável.
Esse tipo de crédito é concedido por instituições financeiras, privadas e públicas. Assim como em qualquer tipo de empréstimo, o financiamento de veículos também possui incidência de juros.