O Ministério da Educação (MEC) assinou o termo de adesão ao Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMMS). Exame vai ser avaliar os conhecimentos dos estudantes do 4º e 8º anos.
No último dia 2 de junho o Ministério da Educação (MEC) assinou oficialmente o termo de adesão ao Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (sigla em inglês: TIMMS).
Com isso, o Brasil integra um grupo com outros 60 países que aplicam esse exame.
o TIMMS é voltado à avaliação dos conhecimentos de matemática e ciências.
Novo exame aplicado pelo MEC
A aplicação do TIMMS começa no próximo ano e deve ser feito pelos estudantes do 4º e 8º anos do ensino fundamental.
“Participaremos desta 8ª edição ano que vem, para avaliar e compreender melhor a educação do Brasil e [para vermos] como nos posicionamos em relação aos demais países. Não só avaliaremos o percurso acadêmico e profissional [dos estudantes], mas o próprio desenvolvimento sociocognitivo”, disse o ministro da educação, Victor Godoy, durante a cerimônia de adesão ao exame.
Para o ministro o exame vai ser mais um termômetro de como anda a nossa educação.
Principalmente tendo em vista que os estudantes foram prejudicados com a pandemia e possibilitará que novos caminhos sejam traçados.
“Naquela máxima de não gerimos o que não medimos, temos feito importantes avanços para colocar o Brasil nas grandes avaliações internacionais… serão resultados úteis para governo, escolas e professores que ajudarão na recuperação das aprendizagens perdidas durante o processo da pandemia”, afirmou o ministro.
Até então, não foram informados muitos detalhes sobre a aplicação do exame; o que já se sabe é que ele deve acontecer em ciclos de quatro anos.
O que possibilitará um quadro comparativo da evolução dos ciclos de aprendizagem do estudante no país.
Afinal, ele fará o exame em dois momentos diferentes da sua formação
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.