Senac abre vagas para cursos gratuitos no RJ para população LGBTQIA+

Mês em que se comemora o Orgulho LGBTQIA+ terá cursos gratuitos do Senac no Rio de Janeiro. Iniciativa é resultado da parceria entre a prefeitura e a instituição de ensino.

Senac abre vagas para cursos gratuitos no RJ para população LGBTQIA+; confira opções
Senac abre vagas para cursos gratuitos no RJ para população LGBTQIA+; confira opções (Imagem: FDR)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do RJ e a Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública (Segovi) lançam o programa Diversidade Qualificada, parte das celebrações que acontecerão nesse mês em que comemora o Orgulho LGBTQIA+.

Cursos gratuitos do Senac para pessoas LGBTQIA+

O objetivo do programa, responsabilidade Coordenadoria Executiva de Diversidade Sexual (CEDS) da Prefeitura do Rio de Janeiro, é contribuir para a formação profissional e para a inclusão produtiva desse público, fortalecendo a cultura do respeito e minimizando as vulnerabilidades sociais.

O lançamento do programa acontecerá amanhã, 7, às 14h, com palestra do coordenador executivo de Diversidade Sexual do Rio, Carlos Tufvesson, na sede do Sistema Fecomércio RJ (Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo).

Ao longo deste ano, o deve oferecer 150 vagas de cursos de formação profissional a pessoas LGBTQIA+ de baixa renda, em especial pessoas trans e travestis que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A seleção dos participantes será realizada pela CEDS e a previsão é de que as primeiras turmas (Marketing Digital e Serviços de Garçom) sejam iniciadas no mês de junho, com aulas presenciais no Centro Politécnico do Senac RJ.

Além da capacitação profissional, com certificado ao fim do curso emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, os alunos receberão 100h de Formação Cidadã.

O Diversidade Qualificada deve ainda oferecer uma campanha de encaminhamento de pessoas LGBTQIA+ para oportunidades de trabalho, emprego e renda por meio do Banco de Oportunidades do Senac RJ.

Também serão promovidos eventos de sensibilização para inclusão qualificada desse público, como Feiras Criativas de Empreendedores LGBTQIA+; os encontros serão realizados na sede e em unidades do Senac RJ.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.