Atenção interessados em realizar perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Instituto prorrogou o procedimento de forma online até o próximo dia 30 de junho. Esta é uma experiência piloto em que a consulta médica está sendo realizada em forma de teleavaliação.
No dia 3 de junho uma publicação no Diário Oficial da União prorrogou o prazo para que os segurados realizem o processo de perícia de forma remota. O procedimento foi autorizado em janeiro deste ano, e tinha validade de 90 dias.
Para que o processo pudesse acontecer, a portaria de criação instituiu que a perícia fosse “realizada junto às prefeituras municipais que têm acordo de cooperação técnica com o INSS”.
Ou seja, ficou sobre responsabilidade das prefeituras oferecer meios para que o cidadão pudesse realizar o procedimento. Por isso, antes de realiza-lo o cidadão deve conferir se o seu local de residência possuí vinculo que permita a teleperícia.
Hoje, apenas dez municípios estão aptos a realizar a teleavaliação, são eles: Francisco Morato (SP), Minas Novas (MG), Vassouras (RJ), Santo Augusto (RS), Olhos D’Água das Flores (AL), Corrente (PI), Pedro Gomes (MS), Ji Paraná (RO), Lábrea (AM) e Botas de Macaúbas (BA).
O objetivo principal na criação do projeto era a de diminuir as filas de espera por um benefício. Quer dizer, por meio online, os pacientes poderiam ser atendidos de forma mais rápida e o laudo que defere ou indefere o benefício do INSS liberado o quanto antes.
Como é feita a perícia médica online
Para realizar o procedimento que normalmente é feito de maneira presencial, os peritos médicos autorizados pelo INSS realizam análise documental.
Além disso, conseguem conversar o solicitante do benefício para tirar todas as dúvidas antes de liberar um laudo oficialmente.
O processo pode ser utilizado para que seja liberado o auxílio por incapacidade temporária, revisão de benefícios tributários e previdenciários, processos judiciais, e etc.
Quem precisa passar por perícia médica?
O INSS coloca como critério para liberação de benefícios a realização da perícia médica. Devem participar do atendimento aqueles que necessitam de benefícios como:
- Auxílio-acidente
- Auxílio-doença
- BPC (Benefício de Prestação Continuada)
- Aposentadoria por invalidez
O agendamento da consulta, seja presencial ou por teleavaliação, ocorre por meio do aplicativo Meu INSS ou utilizando a Central de Atendimento 135.