INSS prorroga período da perícia médica a distância; veja como participar

Atenção interessados em realizar perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Instituto prorrogou o procedimento de forma online até o próximo dia 30 de junho. Esta é uma experiência piloto em que a consulta médica está sendo realizada em forma de teleavaliação.

INSS prorroga período da perícia médica a distância; veja como participar
INSS prorroga período da perícia médica a distância; veja como participar (Imagem: FDR)

No dia 3 de junho uma publicação no Diário Oficial da União prorrogou o prazo para que os segurados realizem o processo de perícia de forma remota. O procedimento foi autorizado em janeiro deste ano, e tinha validade de 90 dias.

Para que o processo pudesse acontecer, a portaria de criação instituiu que a perícia fosse “realizada junto às prefeituras municipais que têm acordo de cooperação técnica com o INSS”.

Ou seja, ficou sobre responsabilidade das prefeituras oferecer meios para que o cidadão pudesse realizar o procedimento. Por isso, antes de realiza-lo o cidadão deve conferir se o seu local de residência possuí vinculo que permita a teleperícia.

Hoje, apenas dez municípios estão aptos a realizar a teleavaliação, são eles: Francisco Morato (SP), Minas Novas (MG), Vassouras (RJ), Santo Augusto (RS), Olhos D’Água das Flores (AL), Corrente (PI), Pedro Gomes (MS), Ji Paraná (RO), Lábrea (AM) e Botas de Macaúbas (BA).

O objetivo principal na criação do projeto era a de diminuir as filas de espera por um benefício. Quer dizer, por meio online, os pacientes poderiam ser atendidos de forma mais rápida e o laudo que defere ou indefere o benefício do INSS liberado o quanto antes.

Como é feita a perícia médica online

Para realizar o procedimento que normalmente é feito de maneira presencial, os peritos médicos autorizados pelo INSS realizam análise documental. 

Além disso, conseguem conversar o solicitante do benefício para tirar todas as dúvidas antes de liberar um laudo oficialmente.

O processo pode ser utilizado para que seja liberado o auxílio por incapacidade temporária, revisão de benefícios tributários e previdenciários, processos judiciais, e etc.

MEU INSS: Como agendar atendimento presencial pelo aplicativo?

Quem precisa passar por perícia médica?

O INSS coloca como critério para liberação de benefícios a realização da perícia médica. Devem participar do atendimento aqueles que necessitam de benefícios como:

O agendamento da consulta, seja presencial ou por teleavaliação, ocorre por meio do aplicativo Meu INSS ou utilizando a Central de Atendimento 135.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile