IMPOSTO DE RENDA 2022: Calendário completo das restituições e como consultar

Os lotes da restituição do Imposto de Renda 2022 já tiveram suas datas divulgadas. O primeiro lote aconteceu no dia 31 de maio, para aqueles contribuintes considerados como prioridade.

Lotes da restituição do Imposto de Renda 2022

O calendário de restituição do IR 2022 foi definido da seguinte forma:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Quem tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda?

De acordo com o advogado tributarista e contador, Roberto Samarone, podem receber a restituição “qualquer contribuinte que tenha tido retenção de imposto de renda na fonte durante o ano.”

Ainda de acordo com o especialista, o calculo da restituição do Imposto de Renda funciona da seguinte forma:

“Soma-se todos os rendimentos tributáveis, e logo após subtrai-se as despesas dedutíveis. Dessa maneira é encontrada a base de cálculo do imposto de renda. Em seguida é aplicada a alíquota progressiva. Em seguida, o valor encontrado é subtraído do imposto retido durante o ano. Assim encontra-se um valor de imposto a pagar ou uma quantia ser restituída.”

Consultar a Restituição do Imposto de Renda

Para fazer a consulta e saber se vai receber a restituição já no primeiro lote, o contribuinte deve entrar no site Meu Imposto de Renda, ir na aba serviços e clicar em “Consultar a Restituição”. Para fazer uma consulta simples, clique aqui, digite seu CPF, ano da declaração (2022) e a data de nascimento.

Caso queira informações mais aprofundadas, acesse o e-CAC. Lá é possível saber o status da declaração e também se o documento está com alguma pendência ou divergência e se a declaração caiu na ‘malha fina’.

Através do e-CAC o contribuinte consegue fazer a retificação de possíveis erros encontrados em sua declaração. Para acessar é preciso CPF, código de acesso (que o próprio contribuinte gera) e senha.

Caso apareça o status dizendo “em fila para restituição”, quer dizer que é só aguardar os próximos lotes para saber quando vai receber.

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.