Imposto de Renda 2022: Como corrigir a declaração do IRPF?

Corrigir o Imposto de Renda é uma das opções mais procuradas pelos contribuintes que deixaram para fazer a Declaração em cima da hora ou que simplesmente esqueceram de informar alguns dados importantes.

publicidade

O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022 encerrou na última terça-feira (31), no entanto, é possível alterar informações que ficaram incompletas.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

O contribuinte pode retificar a declaração enviada dentro de um período de cinco anos, desde que a declaração não esteja sendo fiscalizada. A fiscalização começa a contar no momento em que o contribuinte recebe uma intimação da Receita Federal.

Como corrigir os dados da declaração do Imposto de Renda 2022

  • Para começar, abra o programa da declaração do IRPF 2022. No menu do programa vá na opção “Declaração”, do lado esquerdo da tela, em seguida em “Retificar” e clique nela.
  • Você verá em uma janela com as declarações enviadas a partir do seu computador. Agora escolha a declaração que quer corrigir.
  • As declarações que já enviadas são identificadas pelo nome do contribuinte, CPF e pelo tipo “Original” ou “Retificadora”. Caso tenha enviado somente uma declaração neste ano, selecione a “Original”. Caso você vá fazer uma nova correção, então selecione a última “Retificadora” enviada.
  • O programa criará de forma automática uma cópia da declaração que foi enviada com erro na aba “Em Preenchimento”. Irá aparecer do lado do nome do contribuinte a expressão “Retificadora”, indicando que a nova declaração irá corrigir a que foi enviada com erro anteriormente.
  • Agora abra esta nova declaração, vá nas fichas que possuem erros e as corrija. Corrija os erros de todas as fichas e se precisar inserir uma nova informação, abra uma nova ficha e a preencha.
  • Antes de finalizar e enviar, vá na opção “Verificar pendências”, localizado no menu “Fichas da declaração”, do lado esquerdo da tela, para conferir se está tudo certo desta vez.
  • Quando terminar todas as modificações e constatar que não existem pendências, clique em “Entregar declaração”.
publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Ariel França
Ariel França é graduado em Jornalismo pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (Unigranrio) e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Faculdade Unyleya. Redator desde 2010, tem experiência em audiovisual e produz vídeos e Web Stories para o portal FDR.