Conheça esta dica valiosa que vai fazer você economizar até 12% nas compras de supermercado

Se uma coisa é certa ao entrar em um supermercado é que iremos nos deparar com altos preços. No entanto, existe uma maneira para tentar dar uma economizada: optar por produtos próprios das redes de supermercado. Na visão da planejadora financeira Rosi Ferruzzi, essa pode ser uma boa maneira de economizar sem a necessidade de fazer grandes substituições nos produtos.

Uma pesquisa feita pelo portal E-Investidor nos sites de duas grandes redes de supermercado, Extra e o Carrefour, comparou os preços de alimentos que fazem parte da cesta básica do brasileiro como arroz, feijão, sal, açúcar refinado, café, macarrão, seleta de legumes, atum ralado e óleo de soja. O levantamento considerou somente cinco marcas que ofertavam o mesmo produto mais barato de cada alimento, obedecendo padrões de tipo e qualidade.

Em 60% das pesquisas, os produtos de marca própria das redes estavam com o melhor preço. E ainda, em 80% das pesquisas de preço, os produtos das marcas das redes de supermercado estavam mais baratas do que a média de preço das cinco marcas mais baratas.

Em comparação com a média de preço dos produtos de marca própria em comparação com os quatro produtos mais baratos, o desconto chega a 12,10%. 

Rossi ressalta que, neste cenário de preços elevados, os brasileiros vem deixando de ignorar as marcas próprias e vem tendo boas surpresas.

“Neste momento de aumento significativo de preços, a busca por produtos mais baratos acaba sendo uma constante das famílias. Quando elas compram produtos de marca própria e comparam com os outros, se consideram que a qualidade é similar, acabam mudando essa concepção”, disse Rossi ao E-Investidor.

Na visão da planejadora, no momento de fazer economia, o consumidor deve estar aberto a conhecer marcas diferentes, sejam elas de marca própria ou não.

É importante analisar o seu consumo por determinada marca. O que te leva a utilizar apenas aquela marca? Muitas vezes, é mais uma questão emocional do que racional, vem dos hábitos da família”, disse.

Uma dica é a de verificar qual é a origem do produto e também sua procedência para avaliar a qualidade do produto antes de comprar.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile