Enchentes no Recife: veja onde e como ajudar as famílias desabrigadas na RMR

Pontos-chave
  • Enchentes deixam centenas de desabrigados no Recife;
  • Prefeitura é acusada de desviar a verba destinada para a manutenção dos rios;
  • População se mobiliza para recolher doações para as vítimas.

Chuvas na Região Metropolitana do Recife deixam centenas de desabrigados e cerca de 55 mortos. Na última semana, a população do estado de Pernambuco vem vivenciando dias de angustia e tensão diante das enchentes que afetam diversos municípios. Desacreditados da atuação do poder público, que vem sendo acusado do desvio de verbas para os projetos de saneamento, os cidadãos e algumas instituições passaram a criar pontos de doações. Veja como ajudar.

As enchentes no Recife e demais cidades de Pernambuco estão entre os assuntos mais debatidos na imprensa local. Apesar da falta de compartilhamento em nível nacional, a realidade de centenas de pernambucanos é de dor e sofrimento, mediante a falta de assistência pública.

Enquanto os cidadãos em vulnerabilidade que residem nos morros buscam encontrar os seus familiares debaixo dos escombros e salvar alguns de seus pertences, a Prefeitura do Recife está sendo acusada de desvio da verba pública.

No ano passado, o prefeito João Campos aprovou a transferência de R$ 5 milhões, que seriam utilizados para custear obras em rios e canais, para gastar fazendo a publicidade de sua gestão. O resultado não poderia ser outro, o Recife e demais cidades da RMR encontram-se de baixo de água.

Doações para os vulneráveis

Para minimizar os impactos das enchentes, algumas organizações e grupos locais passaram a receber doações. Há diversos pontos espalhados pela cidade e também a possibilidade de transferências em dinheiro através do PIX. Abaixo, veja como você pode ajudar:

UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco está recebendo itens de higiene básica, alimentos, cobertores e roupas. As doações podem ser deixadas no hall da Reitoria da Universidade, no Recife, que será um dos pontos de coleta.

Paróquia Cristo Redentor – Jordão

A igreja, que fica na Rua Limoeiro, no Jordão, na Zona Sul do Recife, está recebendo doações de alimentos, materiais de higiene, cobertores, colchões e roupas.

Arquidiocese de Olinda e Recife

A Caritas Arquidiocesana de Olinda e Recife disponibilizou uma conta para receber doações, que serão repassadas para as famílias.

Banco do Brasil
Agência: 5740-1
Cc: 60.691-0
Pix: 29420681000129

Mãos Solidárias Pernambuco

Estão sendo recolhidos água mineral, comida, lonas, colchões e barracas para as pessoas em situação de rua. Os donativos podem ser deixados no Armazém do Campo do Recife, que fica na Avenida Martins de Barros, 387, no bairro de Santo Antônio, das 8h às 17h. Há ainda a opção de doar por pix: 09.423.270.0001.80.

Legião da Boa Vontade

Rua dos Coelhos, 219 – Coelhos.
Telefone: (81) 3413-8601.

Doações em dinheiro
Site: www.lbv.org
PIX oficial da LBV: pix@lbv.org.br
Contas bancárias
Bradesco: Agência: 0292-5 — C/C: 92830-5
Itaú: Agência: 0237 — C/C: 73700-2
Banco do Brasil: Agência: 3344-8 — C/C: 205010-2
Caixa Econômica Federal: Agência: 1231 — operação: 003 — C/C: 100-0
Santander: Agência: 0239 — C/C: 13.002754-6

Ajude PE

É possível doar pelo pix ajudepeoficial@gmail.com. Há a opção de doar alimentos, lençois e agasalhos em pontos descentralizados e a combinar. Para verificar o ponto de coleta mais próximo de você, basta entrar em contato com o perfil @sueleenrochaa no instagram.

Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe)

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) disponibiliza a sede da entidade como ponto de arrecadação de donativos. Os materiais e suprimentos mais emergenciais são: água, roupas, agasalhos, material de higiene pessoal. Os donativos deverão ser entregues na avenida João de Barros, 587- em frente ao Conservatório Pernambucano de Música, Boa Vista, Recife.

O Simepe também recebe doações em dinheiro, através da conta jurídica da entidade (ver dados abaixo). Todo valor arrecadado será revertido em mantimentos para as pessoas que estão precisando de ajuda. Informações sobre a campanha de solidariedade: (81) 3322.7095, das 08 às 18h.

Para doações em dinheiro:

Banco Santander (033)
Agência: 4016
Conta corrente: 13000258-8
CNPJ: 11.010.238/0001-14
Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe)

Movimento União BR

O Movimento União BR, entidade com fins voluntários, está disponibilizando uma conta bancária e PIX para arrecadar doações financeiras que serão revertidas às vítimas das chuvas. Confira os dados:

Instituto Conexão Solidária
Banco: Caixa Econômica Federal (104)
Agência: 3018
Operação: 003
Conta: 2443-1

PIX: contato@uniaodesonhos.com.br

Cufa

A Central Única das Favelas (Cufa) de Pernambuco também está recebendo donativos. A campanha busca arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoa, agasalhos e roupas de cama.

É possível deixar os donativos na Avenida Norte, 5.300, Casa Amarela.

Doações também podem ser feitas via PIX, através da chave 35.433.107/0001-08 (CNPJ), para R.Favela Produções, ou Banco NU Pagamentos (260) – Agencia 0001 – Conta 56883499-8.

Obra de Maria

A Comunidade Católica Obra de Maria, presente nas comunidades carentes da Região Metropolitana do Recife, está fazendo uma mobilização solidária para arrecadar donativos para famílias desabrigadas.

Para doar presencialmente, a pessoa pode procurar uma das unidades da comunidade em São Lourenço (próximo à Arena Pernambuco), no Recife (no bairro da Várzea) ou em Jaboatão dos Guararapes, em Jardim Monteverde. 

Já para oferecer ajuda de forma remota, a partir desta segunda-feira (30), há também um telefone de plantão: (81)3048-8050. Por meio do contato, a comunidade também disponibiliza veículos para fazer a coleta das doações dos colaboradores.

Endereços das casas de missão:

  • São Lourenço:  Condomínio Obra de Maria, BR 408, KM 100 (em frente ao viaduto da Arena de Pernambuco) – @obrademariaoficial
  • Jaboatão dos Guararapes: Rua Serra Caiada, 405 – Bairro Monte Verde –@obrademaria.jaboatao
  • Recife:  Rua Joao Francisco Lisboa, 07 – Várzea (atrás da Igreja Matriz de N. Sra do Rosário) – @obrademariavarzea2

Fonte: Folha de PE e G1.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.