‘Todo mundo está querendo a Eletrobras’; confira o valor que está em jogo

Um grupo de investidores demonstrou interesse em comprar aproximadamente R$ 13 bilhões em ações da Eletrobras. Esta pode ser uma das maiores ofertas públicas já feitas no país. A informação foi levantada pela Bloomberg, por meio de fontes com conhecimento do assunto.

Todo mundo está querendo a Eletrobras'; confira o valor que está em jogo
Todo mundo está querendo a Eletrobras’; confira o valor que está em jogo (Imagem: Montagem/FDR)

Nos próximos dias, a deve ser lançada formalmente a transação — uma oferta subsequente e chamada de follow-on. Apesar disso, os bancos já começaram os contatos com os potenciais compradores, segundo informado pelas fontes.

Caso a operação seja bem-sucedida, poderá resultar na privatização da Eletrobras por meio da redução da atual posição de controle por parte da União.

Com a elevação de capital, a parcela do governo poderá reduzir para abaixo de 50% do capital votante da companhia.

Analistas do UBS BB, em relatório de 22 de maio, comentaram expectativas de que a oferta levante aproximadamente R$ 30 bilhões — incluindo a oferta primária e secundária de ações. No primeiro caso, os valores vão para o caixa da empresa. Já no segundo, vão para os acionistas vendedores.

Segundo comunicado da Eletrobras no final do ano passado, os bancos coordenadores da oferta são: Bank of America, BTG Pactual, Goldman Sachs, Itaú BBA, XP Investimentos, Bradesco BBI, Caixa Econômica Federal, Citi, Credit Suisse, J.P. Morgan, Morgan Stanley e Safra.

TCU aprova privatização da Eletrobras

No dia 18 deste mês, o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o modelo de privatização da Eletrobras, empresa atuante nas áreas de geração e transmissão de energia. A votação terminou com 7 votos favoráveis e 1 contrário, do ministro Vital do Rêgo.

Esta era a última fase pendente para que o governo pudesse continuar com o processo de desestatização da empresa. A operação definitiva pode acontecer ainda neste ano.

No ano passado, a desestatização da Eletrobras foi aprovada pelo Congresso da Eletrobras e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Em fevereiro deste ano, A Corte de contas já tinha aprovado a modelagem financeira da privatização. Já agora, foi validado o modo como a Eletrobras será repassada para o controle acionário privado — no modelo sugerido pelo governo federal, via comercialização de ações.

Inicialmente, o governo considerava realizar a oferta de ações até 13 de maio. No entanto, diante do pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Vital do Rêgo, os planos foram adiados.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.