Fies: Prazo de convocação de candidatos termina nesta semana; confira calendário

Convocação da primeira seleção do Fies desse ano deve ser encerrada na próxima quinta-feira, 26. No primeiro processo seletivo desse ano foram oferecidas 66,5 mil vagas em cursos de graduação de todo o país.

Fies: Prazo de convocação de candidatos termina nesta semana; confira calendário
Fies: Prazo de convocação de candidatos termina nesta semana; confira calendário (Imagem: FDR)

Termina no próximo dia 26, quinta-feira, o prazo para convocação dos candidatos do Fundo de Financiamento Estudantil do primeiro semestre desse ano; nessa primeira seleção os estudantes puderam concorrer a 66,5 mil vagas. Ao todo, o Ministério da Educação (MEC) pretende oferecer 110 mil vagas.

Inicialmente, a convocação seria feita até o dia 4 de maio. De acordo com o MEC, a decisão de estender o prazo foi tomada para possibilitar que mais vagas sejam preenchidas, e assim um processo para vagas remanescentes não aconteça.

Conheça o Fies

Através do Fundo de Financiamento Estudantil é possível fazer o financiamento do curso de nível superior, até mesmo com taxas zero de juros, e só pagam após a conclusão da formação.

Para concorrer as vagas é necessário ter concluído o ensino médio e participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010.

Descontos no Fies

Ainda hoje, 24, o Senado deve votar a Medida Provisória (MP) que estabelece o desconto de até 99% dos eleitores na dívida com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e aumenta o rol de beneficiários do programa. O texto precisa ser votado até 1 de junho para não perder a validade.

Segundo o projeto, os estudantes que foram contemplados com o auxílio emergencial ou que sejam inscritos no Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão ter desconto de até 99% da dívida.

Essa medida deve beneficiar aqueles que tomaram crédito com o Fies o segundo semestre de 2017.

Além disso, a proposta também estabelecer a criação de um programa especial de regularização das Santas Casas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.