Pagamento por meio de criptomoedas: saiba onde você já pode utilizar

As criptomoedas já são aceitas como meio de pagamento em diferentes negócios. Por isso, é importante saber onde você já pode utilizar os ativos para compra.

Elas surgiram em 2008 como alternativas às moedas fiduciárias e ofereceram uma solução digital descentralizada. Com o passar do tempo, os criptoativos ganharam outras funcionalidades.

Pagamento por meio de criptomoedas

Além de serem fonte de investimentos, soluções de engajamento e usadas como recursos de segurança da informação, as criptomoedas têm ganhado força como meio de pagamento, dessa forma os setores têm cada vez mais se adaptado à nova demanda.

Sobre o assunto, o Business Manager da CoinPayments, Rubens Neisten, explica sobre a possibilidade de usar as criptomoedas como meio de pagamento. Confira onde já é possível:

    1-  Pacote de viagens

As agências de viagem e profissionais do segmento OBT (online booking tool) começam a integrar os sistemas de agendamento e pagamento das passagens e hotéis com criptomoedas. Dessa forma, basta a empresa possuir uma conta digital na processadora e o usuário efetuar o pagamento com a moeda digital de sua preferência diretamente na plataforma de vendas.

       2- Roupas e acessórios

As grandes lojas de departamento, com roupas e acessórios, também começam a oferecer as criptomoedas em seu processo de checkout. Algumas das principais marcas disponibilizam esse recurso tanto em seus canais digitais quanto no ponto de venda físico. O objetivo é garantir maior agilidade ao consumidor na hora de efetuar o pagamento, além de proporcionar alternativas em relação à opção de crédito e débito. Enquanto o atendente faz essa pergunta à pessoa, ela já efetuou o pagamento com seu wallet de moedas digitais no smartphone.

       3- Eletrônicos

O segmento de eletrônicos aposta no universo cripto como alternativa aos meios de pagamento mais tradicionais. Nesse caso, contudo, há outro fator que explica a utilização das principais criptomoedas no segmento: o alto valor financeiro para aquisição de alguns equipamentos. Não são todos os brasileiros que têm crédito para parcelar os pedidos. Assim, diante desse cenário, é possível adquirir todos os equipamentos sem mexer no valor separado no orçamento familiar ou gastá-lo.

      4- Bebidas e alimentação

Engana-se quem pensa que apenas os produtos duráveis possuíam uma estrutura propícia para a implementação de projetos de criptomoedas. Basicamente, qualquer relação de compra e venda pode ser feita com os criptoativos – basta escolher qual delas se adequa aos objetivos e valores envolvidos. É o que ocorre com grandes redes de alimentação e bebidas, que integram seus sistemas com plataformas do caixa e das próprias criptomoedas para aceitarem o pagamento diretamente no ponto de venda.

     5- Mercado imobiliário

Por fim, as criptomoedas também se consolidam como principal meio de pagamento para a aquisição de casas, apartamentos e terrenos no Brasil – principalmente imóveis na planta e recém-lançados. Diversas incorporadoras desenvolveram projetos específicos que possibilitam ao usuário utilizar seus criptoativos no momento do pagamento. Trata-se de um setor em ampla expansão justamente porque demandava a rastreabilidade, imutabilidade e transparência típicas da tecnologia blockchain, base para esse nicho. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.