O que são carteiras digitais? Vale a pena ter? É seguro?

No decorrer dos últimos anos, as carteiras digitais estão se tornando cada vez mais presentes na vida das pessoas. Um levantamento realizado pelo Bank of America, revelou que no mês de março, foi registrado um recorde no número de downloads de aplicativos de bancos e carteiras digitais. No mês, foram quase de 24,7 milhões de downloads deste tipo de app.

O êxito que os bancos digitais vem registrando está ligado diretamente a facilidade que é proporcionada aos usuários. Estas carteiras agilizam o processo de pagamento físico e digital e a tendência é que cada vez mais elas sejam adotadas pela população. 

De acordo com uma estimativa feita pela consultoria Juniper Research, até 2025, mais de 50% da população do mundo deve passar a usar as carteiras digitais. 

Até 2021, já estavam sendo usadas cerca de 2,4 bilhões de carteiras digitais. Este número expressivo sinaliza o enorme potencial da ferramenta e levanta uma questão: o que de tão especial tem essa tecnologia.

A facilidade que elas oferecerem é justamente um dos destaques da tecnologia. Usando as careiras digitais, os consumidores conseguem efetuar compras pela internet com maior segurança e através de diferentes dispositivos. Um exemplo é a possibilidade de cadastrar uma carteira digital em aplicativos de pagamento como Apple Pay, Google Pay, Garmin Pay e Samsung Pay.

As carteiras digitais são uma reprodução de sua carteira física, em que  todos guardam seus cartões, dinheiro e demais meios de pagamento, mas no mundo digital.

Os usuários conseguem utilizar as certeiras digitais de forma fácil e intuitiva. Para começar a usá-las, é preciso somente cadastrar as informações dos cartões de crédito ou débito  no aplicativo escolhido.

Mesmo diante de toda a tecnologia envolvida nas carteiras digitais, diversas pessoas que ainda não as usam questionam a segurança delas. No entanto, muitos não sabem que a segurança é uma das principais vantagens das carteiras digitais em comparação com os físicos.

Se você tem dúvidas se deve utilizar as carteiras digitais saiba que elas podem facilitar e muito o seu dia a dia. É claro que necessário ter cuidado e saber exatamente se a plataforma que irá inserir seus dados é segura, mas será difícil fugir desta tecnologia que veio para ficar.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.