Siga estas dicas para minimizar a alta dos preços do mercado no seu bolso

Há alguns meses, o consumidor brasileiro vem lidando com o aumento dos preços no país. Este cenário tem afetado diretamente o bolso das pessoas, inclusive no momento das compras. Conheça dicas para minimizar a alta dos preços do mercado no seu bolso.

Siga estas dicas para minimizar a alta dos preços do mercado no seu bolso
Siga estas dicas para minimizar a alta dos preços do mercado no seu bolso (Imagem: Montagem/FDR)

Ultimamente, o preço de diversos itens vem aumentando constantemente. No acumulado de 12 meses até abril, a inflação oficial do país subiu 12,13%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de o custo de vida aumentar, grande parte dos salários não segue essa tendência. Diante disso, o brasileiro tem enfrentado dificuldades financeiras para realizar as compras com o dinheiro disponível.

Dicas para minimizar a alta dos preços do mercado no seu bolso

  • Realize um planejamento: ao realizar compras em períodos planejados previamente, a ida ao mercado se torna mais direcionada e específica. Também é recomendável que as compras sejam direcionadas por uma lista de produtos.
  • Pesquise bastante: para economizar nas compras, é importante pesquisar bastante. Os preços podem ser pesquisados pela internet, pelos comerciais na TV e panfletos recebidos, por exemplo.
  • Aproveite dia de promoções: diversos supermercados possuem dias especiais para dar descontos. Conforme o próprio cardápio e lista de compras, o consumidor pode decidir o dia que é mais vantajoso.
  • leve em conta outras marcas: muitos associam marcas famosas com qualidade. No entanto, nem sempre isso procede. Diante disso, o consumidor pode dar uma chance para marcas próprias do supermercado, por exemplo. Elas tendem aa ser mais baratas.
  • Evite desperdiçar: o consumidor pode aproveitar folhas, cascas e talos. Esses itens podem ser reinventados ou reaproveitados.
  • Considere itens perto do vencimento: os itens perto do vencimento tendem a oferecer descontos vantajosos. As condições especiais também podem ser vistas em produtos com embalagens amassadas, mas sem ter a qualidade comprometida.
  • Compre produtos da estação: para consumir produtos frescos gastando menos, vale comprar frutas, legumes e verduras da estação. Além de economizar, a pessoa ainda poderá se manter mais saudável.
  • Aprenda a guardar as compras: quando chegar em casa com as compras, vale guarda-las da forma certa, para assegurar o consumo adequado — e a rotatividade dos itens. Assim, o consumidor evitará desperdícios. Os itens perceptíveis, e também os abertos ou em uso, podem ficar na frente.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.