Até quando vai a inscrição para o Enem 2022?

Inscrições no Enem 2022 já estão disponíveis desde a última terça-feira, 10. Estudantes precisam fazer todo o procedimento pelo site oficial e pagar a taxa, exceto para quem foi contemplado com a isenção.

Até quando vai a inscrição para o Enem 2022?
Até quando vai a inscrição para o Enem 2022? (Imagem: FDR)

Com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio você pode concorrer a vagas em cursos de graduação em todo o país, tanto em instituições particulares quanto nas públicas, e até mesmo em instituições de fora do país.

Uma das grandes vantagens do exame é que você faz uma edição dele e pode se inscrever em diversos processos seletivos, em alguns casos é possível utilizar até mesmo a nota de edições anteriores.

Cronograma Enem 2022

As inscrições no exame seguem abertas até o próximo dia 21 de maio. Confira abaixo as datas importantes do Enem 2022:

  • Inscrições: 10 a 21 de maio
  • Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
  • Pedido de tratamento pelo nome social:23 a 28 de junho
  • Aplicação das provas:13 e 20 de novembro

Lembrando que o pagamento da taxa de participação pode ser feito até o dia 27 de maio; estudantes que não pagarem não terão a inscrição efetivada, exceto em casos de isenção.

Inscrições Enem 2022

Todo o processo de inscrição pode ser feito através da Página do Participante, onde os estudantes devem inserir o CPF e a data de nascimento e seguir as etapas propostas por Nanda, a assistente virtual do INEP.

Para essa edição a expectativa é de que o número de inscritos seja superior ao de 2021, quando 4 milhões de estudantes se inscreveram.

Segundo o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, no primeiro dia de inscrições o sistema recebeu mais de 1 milhão de inscrições.

Se continuar nesse ritmo, nos primeiros cinco dias o número já supera a edição anterior; a nossa dica é que você não deixe para se inscrever nos últimos dias, pois, pode enfrentar problemas com conexão, por exemplo.

Inscrições no Enem 2022 já estão disponíveis desde a última terça-feira, 10. Estudantes precisam fazer todo o procedimento pelo site oficial e pagar a taxa, exceto para quem foi contemplado com a isenção.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.