Mudança nos postos de combustíveis. Preços não terão mais três dígitos nas casas decimais.
A partir de 7 de maio, os postos de combustíveis não poderão mais apresentar o valor do litro com três dígitos, mas sim com dois dígitos decimais. A regra foi instituída pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, a ANP.
A agência anteriormente teria dado o prazo de seis meses para que vendedores se adequassem à mudança, com o fim do prazo chegando, a medida passará a valer de maneira obrigatória.
Entenda a resolução da ANP
A medida que já começa a valer neste sábado é determinada pela Resolução n° 858/2021 da ANP, que estabeleceu a data do dia 7 de maio como prazo para que as revendedoras se adequassem ao decreto.
Em informe realizado na última segunda-feira (2), a ANP comunicou que o intuito da mudança é tornar o preço do combustível mais preciso e claro ao consumidor, além de o aproximar do formato numérico utilizado pela moeda do Brasil. “O objetivo da mudança é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, além de estar alinhado com a expressão numérica da moeda brasileira”, justificou a ANP por meio de nota publicada.
Desse modo, os preços dos combustíveis passam agora a serem exibidos apenas com duas casas decimais nos painéis de preços e visores das bombas de abastecimento dos postos.
A ANP destaca que apesar da mudança, na bomba ainda poderá seguir contendo o terceiro dígito, mas que este deve ser zero, permanecendo em zero durante todo o abastecimento. A permissão se dá pelo fato da agência entender que os postos precisariam trocar os módulos das bombas, e com teriam custos para se adequar a mudança. Com a terceira casa decimal travada, não se terá dúvidas quanto ao cumprimento da nova regra.
A avaliação feita pela ANP não vê a determinação resultando em impactos no valor final dos preços dos combustíveis, já que não tem custos relevantes aos revendedores ou mesmo restrições aos preços praticados. O objetivo da medida é tornar mais preciso para o consumidor.