Confira dicas valiosas para você ser aprovado no concurso da Justiça do Trabalho

Concursos são verdadeiros sonhos para muitos brasileiros que buscam um emprego que proporcione estabilidade financeira e segurança. O concurso da Justiça do Trabalho se aproxima e interessados devem conferir todas as dicas para conquistar a sonhada vaga.

Após longo período sem processos seletivos, a Justiça do Trabalho retoma a realização de concursos públicos para os Tribunais Regionais.

Aprovação em concursos da Justiça do Trabalho demanda preparo

De acordo com o CEO do Grupo CERS que é especializado em EAD para concursos públicos, Renato Saraiva, a expectativa para a volta dos editais  dos Tribunais do Trabalho eram altas. “Os últimos editais para os Tribunais do Trabalho foram em 2018, por isso havia uma expectativa muito grande para a retomada dos concursos públicos na Justiça do Trabalho para este ano. Temos várias regiões com processos autorizados e em andamento, outros estão com editais vencidos ou prestes a vencer e devem anunciar concursos em breve”, explica Saraiva.

Com salários atraentes oferecidos pelas vagas, a concorrência deve ser alta, por isso o especialista elencou algumas dicas para ajudar quem precisa se preparar para os concursos, confira:

1 – A rotina de estudos deve ser constante

Comprometa-se a estudar todos os dias e não somente quando o edital for publicado, porque após a publicação geralmente são poucos meses para a preparação. 

2 – Estude de forma inteligente

Na prova não cai todo o conteúdo que consta no edital, por isso é importante fazer um raio-x dos concursos anteriores e focar nos conteúdos mais recorrentes. 

3 – Assista videoaulas atualizadas

Assistir às aulas é fundamental para um bom aproveitamento dos estudos. Buscar materiais atualizados também é importante, já que a legislação é revisada constantemente.

4 – Invista em leituras especializadas

Além do material didático próprio para o concurso do TRT, é importante manter uma rotina de leitura, principalmente de livros, artigos e resumos sobre doutrina, jurisprudência e Lei Seca, que é um tema bastante recorrente nos processos seletivos.

5 – Resolva as questões de concursos anteriores

A prática é fundamental para se familiarizar ao estilo da prova. Refaça os exercícios das provas anteriores, principalmente as organizadas pela mesma banca examinadora do concurso atual. É importante estipular um tempo máximo para a resolução das questões, para se adaptar ao tempo da prova.

6 – Aproveite os finais de semana para fazer simulados

Quem se prepara para concurso público deve estar ciente que o estudo deve ser constante e, por isso, é importante que a rotina continue mesmo em finais de semana.

7 – Analise frequentemente o seu desempenho e foque nos erros

Avaliar o desempenho e perceber em que temas está tendo mais dificuldade ajuda no processo de preparação. 

Concursos previstos em todas as regiões do Brasil

Segundo levantamento realizado pelo Grupo CERS, até o momentos pelo menos 9 Tribunais Regionais, dos 24 existentes no país, anunciaram a abertura de novas vagas para este ano.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.