Beneficiários do Auxílio Brasil precisam se pesar para continuar no programa; entenda

Na pacata São João da Barra, localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, 5.254 famílias recebem atualmente o Auxílio Brasil. Boa parte delas precisará fazer um procedimento nesta semana para continuar tendo direito ao benefício, que teve valor médio de R$ 409 em abril. Trata-se da pesagem e medição da altura de crianças com até 7 anos de idade, uma das exigências de saúde do programa social.

Os beneficiários das áreas de cobertura da ESF Nova SJB e ESF Sede deverão levar as crianças para serem pesadas e medidas na ESF Nova SJB. O atendimento começou na segunda-feira (2) e vai até sexta (6), das 9h às 12h e das 13h às 16h. É preciso levar o cartão do NIS (Número de Inscrição Social) e cartão de vacinação da criança.

Exigências do Auxílio Brasil

O programa Auxílio Brasil exige das famílias participantes a realização de alguns procedimentos periodicamente. As exigências relativas à saúde dos beneficiários são:

Uma Instrução Normativa de 1º de fevereiro estabelece como esses procedimentos serão feitos em 2022. As coletas de informações serão realizadas em dois períodos, sendo o primeiro de janeiro a junho, e o segundo de julho a dezembro.

As datas e os locais exatos são definidos pelos gestores do programa de cada município. Os beneficiários, portanto, devem se informar junto à prefeitura ou CRAS da sua localidade para saber quando e onde fazer os procedimentos.

Também existem as exigências de educação, que dizem respeito à frequência escolar mínima:

Nesse caso, a coleta de informações é feita 5 vezes ao ano.

Calendário de pagamentos de maio

O Auxílio Brasil chega ao sétimo mês de existência em maio, com previsão de atender 18,1 milhão de famílias. Elas receberão os pagamentos nas seguintes datas, de acordo com o final do NIS:

YouTube video player
Amaury NogueiraAmaury Nogueira
Nascido em Manga, norte de Minas Gerais, mora em Belo Horizonte há quase 10 anos. É graduando em Letras - Bacharelado em Edição, pela UFMG. Trabalha há três anos como redator e possui experiência com SEO, revisão e edição de texto. Nas horas vagas, escreve, desenha e pratica outras artes.
Sair da versão mobile