Especialista explica tudo o que você precisa saber na hora de participar de uma entrevista de emprego

Pontos-chave
  • O FDR convidou Ketile Brito, diretora financeira Grid Mídia, para responder às principais dúvidas sobre esse assunto

Com o desemprego assombrando parte significativa da população, desperdiçar uma boa oportunidade não cabe nos planos do trabalhador. Desse modo, estar preparado para uma entrevista que almeja sua contratação é algo imprescindível. Abaixo, confira o que deve ou não ser dito para um profissional de recursos humanos.

A entrevista de emprego está entre os pontos mais importantes no processo de seleção de um novo funcionário. É por meio dela que o contratante pode visualizar o perfil do candidato, entendendo se ele se adequa ou não aos princípios e necessidades da empresa.

Pensando nisso, o FDR convidou Ketile Brito, diretora financeira Grid Mídia, para responder às principais dúvidas sobre esse assunto. Confira sua entrevista exclusiva, abaixo:

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Vou listar alguns pontos aqui. O primeiro deles é você conhecer a empresa na qual você vai participar do processo seletivo, buscar sites, pessoas conhecidas que já trabalharam nela… tudo isso contribui.

O segundo ponto é você deduzir as perguntas que serão feitas. A gente já sabe que existem perguntas que são padronizadas, como as suas qualidades, os seus defeitos, como você se enxerga daqui a cinco, dez anos… é importante ter esse autoconhecimento e já responder com mais segurança.

Outros detalhes, pontos básicos que são super importantes também é a questão da apresentação pessoal. A maneira que você vai se apresentar na entrevista. Observe se está com uma roupa adequada, tudo depende da vaga que você está buscando. Há segmentos mais despojados e outros nem tanto. Se vista de acordo com o perfil da empresa.

Por fim, esteja sempre sorridente e responda as perguntas com entusiasmo.

Quais são as principais perguntas onde devo passar segurança?

A primeira delas como você se ver daqui há cinco ou dez anos. Uma outra pergunta que é feita com bastante frequência é o porquê eu devo te contratar, nesse caso mostre ter ciência de como irá contribuir para a marca.

O que o que que te motiva? E o que te chamou atenção naquela empresa? Quais desafios e quais benefícios você acha que você vai ter ali nessa empresa? São outros questionamentos levados em consideração.

Se eu não souber sobre um assunto, admito não ter conhecimento?

Sim. Em uma entrevista é muito importante essa sinceridade e a honestidade. Se você falar que tem conhecimento e não ter é algo que será notado posteriormente.

Como me mostrar seguro sem ser arrogante?

A primeira quebra da arrogância é o sorriso, né? Alegria, simpatia. Então quando você já entra sorrindo você já meio que põe por água abaixo assim essa imagem de arrogante. Quando você fala ali com calma, tranquilidade, olhando o olho da pessoa, isso demonstra de segurança.

É válido ressaltar que a linguagem corporal às vezes fala muito mais do que a linguagem verbal, né? Então por exemplo, se eu ando com o nariz em pé já é um sinal de arrogância. Fique atento a sua postura. Por fim, se você sabe mais do que lhe foi questionado, não precisa evidenciar, haverá outras oportunidades de expor seu conhecimento.

O que eu não devo fazer e falar em uma entrevista de emprego?

A honestidade e a sinceridade são muito importantes na entrevista. Você não deve mentir, porque uma hora ou outra você vai ser descoberto. Isso pega muito mal. Outro ponto, jamais crítica o seu antigo trabalho, porque isso deduz o que você pode prejudicar a credibilidade da empresa, caso venha a ser demitido. Além disso, é importante também usar a linguagem adequada, então opte por uma linguagem mais formal.

Como abordar o gestor sobre salários e benefícios trabalhistas?

Os recrutadores sempre costumam falar sobre o salário, perguntando qual o objetivo financeiro. Caso isso não aconteça, espera o momento mais adequado para não demonstrar que está muito afobado. Você pode citar seu antigo salário ou mencionar qual sua pretensão atual. Porém, aguarde pelo posicionamento do entrevistador e lembre-se que além da remuneração há outros benefícios que devem ser contabilizados.

O que é visto como algo positivo em uma entrevista de emprego?

São alguns pontos. O primeiro ponto é a apresentação pessoal, então é importante você ir bem. O segundo ponto é o sorriso no rosto, ao falar é importante ter essa boa energia. O terceiro ponto é a segurança, se mostre seguro com relação ao trabalho que deseja empenhar. Quarto ponto, seja humilde e demonstre que tem interesse em aprender junto com os demais colaboradores.

O que devo evidenciar no meu currículo?

Envie um currículo organizado. Liste suas experiências, período nas empresas e funções exercidas, isso facilitará na seleção e divisão de cargos. Apresente também sua formação e meios de contato válidos para que seja possível marcar conversas e assim efetivar o contrato.

O que não exibir no currículo?

Informações irrelevantes. Então aquilo que não for útil, aquele excesso de detalhes ninguém ler e fica muito cansativo. Não precisa informar o endereço completo ou trazer elogios. Apresente dados práticos e relevantes. Por fim, não se coloca a pretensão salarial no currículo.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.