Dia das mães está chegando e de acordo com pesquisa 91% das pessoas têm procurado presentes na internet. O estudo foi feito pelo Mercado Ads em parceria com a Ipsos.
Durante as semanas que antecedem o Dia das Mães, consumidores e varejistas já começam os preparativos para a data. Diante da movimentação que o dia causa no comércio nacional, o Mercado Ads, braço de negócios do Mercado Livre dedicado à publicidade, encomendou pesquisa exclusiva para a Ipsos relacionada às intenções de compra dos consumidores.
O que diz a pesquisa
Ao todo foram 1.000 entrevistados para a pesquisa referente às intenções de compra online para o Dia das Mães. De acordo com o estudo, 51% dos entrevistados devem dar preferência para a categoria de moda, que engloba roupas e calçados, na hora de escolher o presente. Na sequência, aparecem: beleza (44%), celulares e acessórios (27%), eletrodomésticos (24%), moda esportiva (24%), decoração (23%) e itens de supermercados (7%).
A pesquisa da Ipsos aponta ainda que 91% dos compradores realizam as buscas para presente de Dia das Mães online, e 57% procuram primeiro em e-commerce, enquanto 31% pesquisam em sites de buscas. Quanto à intenção de compra, 80% dos compradores pretendem comprar online ou de maneira híbrida, em 2021 o número correspondia a apenas 55%.
A diretora sênior do Mercado Ads, Fabiana Manfredi explica sua visão quanto ao aumento de intenção de compra para 2022. “Vemos que, com o pós pandemia, as pessoas estão em busca de momentos juntas e presenciais, demonstrando mais gratidão e reforçando a importância da relação. Por isso, a troca de presentes se torna ainda mais especial neste Dia das Mães, e percebemos a alta na procura e na intenção de compras neste ano”, afirma Manfredi.
Entre os produtos que costumam ser preferência dos consumidores para presentear na data comemorativa, dados internos do Mercado Livre destacam os mais buscados para o Dia das Mães em 2021:
- Pantufa feminina
- Casacos femininos
- Perfumes femininos
- Relógio feminino
- Bolsa
- Óculos feminino
- Tênis feminino
- Microondas
- Fritadeiras elétricas
- Relógio inteligente
- Fone bluetooth
Ainda de acordo com informações do Mercado Livre, em 2021 foram feitas mais de 34 mil buscas por minuto na plataforma nos meses que antecederam o Dia das Mães.